Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




RELAÇÕES INTERNACIONAIS25/03/2015

Senai e suas Parcerias Internacionais

 

Alemanha

Ministério das Finanças e Economia Baden-Wurttemberg

Sobre o Parceiro: O Ministério das Finanças e Economia do Estado de Baden-Württemberg é responsável, entre outros, pelas relações econômicas internacionais do estado e nesse sentido mantem contatos com outros países no mundo todo. Baden-Württemberg é o terceiro maior dos 16 estados alemães. As cinco áreas econômicas principais são: TIME (Telecomunicação, Tecnologia de informação, Mídia, Electrônica), Tecnologia de processo industrial, Tecnologia do ambiente, saúde e mobilidade. Baden-Württemberg oferece a mais densa e moderna estrutura de escolas superiores.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria firmada tem como objetivo promover a cooperação entre organizações, transferência de tecnologia e metodologias educacionais, em especial na estruturação dos Institutos Senai de Tecnologia e unidades operacionais. Também prevê visitas mútuas de delegações técnicas, eventos de informação e ações de formação continuada sobre temas inovadores, em todos os segmentos de atuação do Senai no Paraná.

Para maiores informações sobre o Ministério de Finanças e Economia de Baden-Württemberg acesse o site : https://mfw.baden-wuerttemberg.de

 


Gewerbelich Schule füe Holztechnik Stuttgart

Sobre o Parceiro: O Centro Tecnológico Profissionalizante da Madeira, através da Escola Técnica da Madeira, forma mestres marceneiros e técnicos na área da Madeira e Design de móveis.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo a transferência de conhecimento, tecnologia e metodologia educacional, além do intercâmbio cultural.

Para maiores informações sobre o Gewerbiliche Schule füe Holztechnik Stuttgart acesse o site:  www.holztechnikschule-stuttgart.de

 


Arnold Müller Gmbh & Co.KG AMK

Sobre o Parceiro: A AMK – Automação e Controle Ltda, atua mundialmente há mais de 4 décadas como fabricante de motores elétricos, sistema de servoacionamento, inversores de freqüência, CLP, CNC, interfaces e redutores.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo contribuir com a transferência de tecnologia e conhecimento na estruturação de um laboratório na unidade no Senai na CIC, com foco em pesquisas, desenvolvimento técnico e melhoria de processos de eficiência energética, principalmente em motores elétricos, de forma a levar maior competitividade e redução de custos nos processos industriais.

Para maiores informações sobre a acesse a AMK site:  http://amk-group.com/

 


Universidade de Stuttgart

Sobre o Parceiro: A Universidade de Stuttgart foi fundada em 1829, no início da era industrial na Europa. A cooperação entre as ciências técnicas, físicas e humanas sempre foi uma vantagem da Universidade de Stuttgart. Hoje a Universidade é uma instituição moderna, orientada para a realização de pesquisas, com uma ampla gama de temas e um foco em disciplinas técnicas e físicas.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo o desenvolvimento do Mestrado Profissional em Meio Ambiente Industrial – MAUI, ofertado na unidade do Senai na CIC, em Curitiba, ainda, em conjunto com a Universidade Federal do Paraná.

Para maiores informações sobre a Universidade de Stuttgart acesse o site: http://www.uni-stuttgart.de/home/

 


Duale Hochschule Badan-Württemberg DHBW

Sobre o Parceiro: A Universidade Dual de Baden-Württemberg mantém cooperação com 9000 empresas e instituições sociais selecionadas, 21 cursos credenciados nacionais e internacionais com 90 organizações de estudo nos setores da Economia, Técnica e Natureza Social.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo a transferência de conhecimento da metodologia de ensino dual, utilizada na Alemanha.

Para maiores informações sobre a acesse a Duale Hochschule Baden-Württemberg site: http://www.dhbw.de/

 


Hochschule Rottenburg

Sobre o Parceiro: Na Universidade de Rotemburgo os estudantes podem escolher entre cursos de: silvicultura, bioenergia, uso e aproveitamento da madeira, gestão de espaço natural e regional, gestão de recursos da água e mestrado de engenharia e gestão energética sustentável. O objetivo de todos os cursos consiste no repasse de conhecimentos e competências para um manejo responsável e sustentável de recursos naturais.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria como objetivo o intercâmbio de alunos para estágios em unidades que atuam nos segmentos dos cursos oferecidos pela Universidade.

Para maiores informações sobre a Hoschschule Rottenburg acesse ao site:  www.hs-rottenburg.de

 


Wirtschaftforderung Region Stuttgart 

Sobre o Parceiro: A Associação da Região de Stuttgart, surgiu em 1994 por decreto estadual, como a primeira região constituida da Alemanha, com o objetivo de planejar o trânsito e infraestrutura, além de promover a economia e o turismo.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo o desenvolvimento de projetos, nas áreas de atuação da associação, tais como,  mobilidade urbana.

Para maiores informações sobre a Wirtschaftforderung Region Stuttgart acesse o site:  http://wrs.region-stuttgart.de/

 


Philipp-Matthäus-Hahn-Schule Nürtingen PMHS

Sobre o Parceiro: A Escola Técnica da Construção Civil – Nürtingen, é atuante nos setores profissionais: Técnica de Construção Civil, Técnica de Cores, Técnica da Madeira, Técnica de veículos e Técnica do metal.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo o apoio no desenvolvimento de ações para o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, tais como a capacitação de técnicos em tecnologias inovadoras e sustentáveis para o setor da construção civil.

Para maiores informações sobre a Philipp-Matthäus-Hahn-Schule Nürtingen acesse o site:  www.pmhs-nuertingen.de

 


SATA GmbH & Co

Sobre o Parceiro: A empresa SATA é líder na fabricação de pistolas de envernizamento, utilizadas em acabamento de superfície, principalmente no setor automotivo. Oferece constantes inovações, para proporcionar ao usuário o trabalho de forma mais fácil e seguro, reduzindo de custos nas oficinas de reparação.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo o aperfeiçoamento de profissionais da área de tecnologias industriais para tratamento de superfície, tanto no Brasil quanto na Alemanha.

Para maiores informações sobre a SATA GmbH & Co acesse o site: http://www.sata.com/

  

 


Handwerkskammer Ulm

Sobre o Parceiro: A Câmara de Profissões de Ulm é uma empresa pública com sede em Ulm. Tem mais de 18.000 empresas associadas com mais de 100.000 empregados. Ela é forte na política e na conscientização pública dos interesses dos ofícios que representa. Oferece aos seus membros uma vasta gama de serviços: educação profissional, publicidade, apoio em questões jurídicas e assessoria empresarial.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria firmada tem como objetivo promover a cooperação entre organizações inseridas em arranjos produtivos locais do Paraná e instituições da região de Ulm - Baden-Wurttemberg. Nesse contexto, prevê a realização de visitas mútuas de delegações empresariais, realização de eventos de informação e ações de formação continuada sobre temas inovadores, em especial nas áreas de meio ambiente, energia, automação, eletroquímica e gestão da educação, bem como o intercâmbio de profissionais das duas entidades.

 Para maiores informações sobre a Handwerkskammer Ulm acesse o site http://www.hwk-ulm.de/

 


Hochschule Esslingen

Sobre o Parceiro: A Universidade de Esslingen que atua nas áreas de engenharia, gestão e ciências sociais, é uma das melhores universidades na Alemanha. Sua missão  é continuamente promover a melhora em sua performance e conquistas. Possui 3 campus, 11 faculdades, 26 programas de graduação e 55 laboratórios de pesquisa. A Universidade de Esslingen trabalha em estreita colaboração com a indústria, economia e associações. Entre os parceiros da Universidade nas áreas de Mecatrônica e Eletrotécnica estão empresas como Bosch, Festo, Siemens e Porsche.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria firmada tem como objetivo promover a cooperação entre as organizações, visitas a realização de visitas mútuas de delegações empresariais, realização de eventos de informação e ações de formação continuada sobre temas inovadores, em especial nas áreas de automação, mecatrônica e gestão da educação.

Para maiores informações sobre a Universidade de Esslingen acesse o site  ttp://www.hs-esslingen.de/

 


Handwerk International - Baden-Württemberg

Sobre o Parceiro: Para se tornarem competitivas, as empresas precisam transitar no mercado externo, A Handwerk Internacional Baden-Württemberg atua no apoio às empresas em questões relacionadas à internacionalização, através de  consultoria e serviços.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo a recepção de delegações empresariais no Brasil e em Baden-Württemberg, a realização de eventos econômicos e informativos tais como feiras e palestras, para empresas, organizações econômicas, arranjos produtivos locais e instituições de educação de ambas as partes.

 Para maiores informações sobre Handwerk International – Baden-Württemberg acesse o site Handwerk International: http://www.handwerk-international.de/

 

 

Canadá

Cégep International - Collège d"Enseignement

Sobre o Parceiro: Faculdades tecnológicas em diversos setores subsidiadas pelo governo canadense, onde são ofertados mais de 100 cursos. Ao todo, são 48 Cégeps instaurados no Québec.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo a transferência de Tecnologias em Educação Profissional, Serviços Tecnológicos e Inovação com a possibilidade de Intercâmbio de docentes e alunos entre as instituições.

Para maiores informações sobre o Cégep International - Collège d"Enseignement acesse o site:  cegepsquebec.ca/

 


Réseau Trans-Tech College Centers for Technology

Sobre o Parceiro: O CCTT - Réseau Trans-Tech é uma rede de transferência de tecnologia associada aos Cégeps, que têm por missão apoiar inovações em pequenas e médias empresas do Québec. Ao todo, 600 especialistas atuam nos 46 centros de pesquisa aplicada, localizados na província de Québec.

Sobre a Parceria com o Senai PR:  A parceria tem como objetivo a transferência de Tecnologias em Educação Profissional, Serviços Tecnológicos e Inovação e atendimento em conjunto as demandas tecnológicas de empresas brasileiras, também prevê a participação de docentes canadenses em eventos técnicos nas unidades do Senai no Paraná.

Para maiores informações sobre o Réseau Trans-Tech College Centers for Technology acesse o site reseautranstech.qc.ca/en

 


EQMBO-Enterprise

Sobre o Parceiro: O EQMBO - Centro de Transferência Tecnológica em Madeira e Mobiliário é especializado na transformação da madeira em produto final. Oferece às empresas da região de Québec, serviços que permitem um aumento na produtividade, desenvolvimento de mão de obra qualificada, implantação de novas tecnologias e/ou de apoio aos projetos de pesquisa.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo a transferência de tecnologia para o Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.

Para maiores informações sobre o EQMBO-ENTERPRISE acesse o site:  www.eqmbo-entreprises.com


 

Université de Sherbrooke

 

Sobre o Parceiro: A Universidade de Sherbrooke é uma instituição de ensino superior pública localizada na província canadense de Quebec. Fundada em 1954, possui três campi: dois localizados em Sherbrooke e outro em Longueuil, um subúrbio de Montreal.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo a realização de estudos, pesquisas, consultorias, formações e projetos de inovação relacionados as necessidades dos setores de atividades do estado do Paraná; Intercâmbio de tecnologias, de informação e documentação; Intercambio de alunos, docentes, técnicos e especialistas; Realização de programas de formação e atualização profissional.

Para maiores informações sobre a UNIVERSITÉ DE SHERBROOKE  acesse o site: http://www.usherbrooke.ca/.

 


 

École de Technologie Supérieure (ÉTS)

Sobre o Parceiro: Fundada em 1974, a École de technologie supérieure é parte do sistema de Université du Québec. Especializada no ensino aplicado em engenharia e transferência de tecnologia para empresas, ensina engenheiros e pesquisadores e é reconhecida por sua abordagem prática e inovadora.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem por objetivo promover as educação, desenvolvimento , pesquisa, inovação e intercâmbio de ideias e pessoas.

Para maiores informações sobre a ÉTS acesse o site: http://en.etsmtl.ca/


 

 

França

Université de Technologie de Compiègne

Sobre o Parceiro: Criada em 1973, a UTC é uma das melhores escolas de engenharia da França, tanto no quesito de formação como de pesquisa. Com quase 4.500 estudantes e dois polos de competitividade de porte mundial, a UTC é reconhecida por sua capacidade de interagir com o setor econômico e de facilitar a inserção profissional de seus estudantes no mercado de trabalho.
 
Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo a realização de estudos, pesquisas, consultorias, formações e projetos de inovação relacionados as necessidades dos setores de atividades do estado do Paraná; Intercâmbio de tecnologias, de informação e documentação; Intercambio de alunos, docentes, técnicos e especialistas; Realização de programas de formação e atualizãção profissional; Projetos com foco em educação e engenharia pedagógica.

Para maiores informações sobre a UTC acesse o site: http://www.utc.fr/

 


Echanges et Consultations Techniques Internationaux - ECTI

Sobre o Parceiro: Fundação francesa formada por peritos aposentados que oferecem voluntariamente sua expertise. A parceria entre Senai e ECTI é através da realização de missões técnicas ao Brasil de peritos selecionados.

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo a transferência de conhecimentos, metodologias e tecnologias inovadoras no âmbito da educação profissional e de serviços técnicos e tecnológicos em todas as 28 áreas industriais em que o SENAI atua no estado do Paraná.

Para maiores informações sobre o ECTI acesse o site: http://www.ecti.org/

 


 

 

La Region Picardie

Sobre o Parceiro: A região da Picardia na França, irá se unir oficialmente a partir do dia 1º de janeiro de 2016, com uma região mais ao norte denominada Nord-Pas-de-Calais. Com esta fusão, a região passará a abranger mais de 6 milhões de habitantes, e ficará geograficamente centrada no centro de um contingente de 78 milhões de habitantes com um poder de compra de 1.5 bilhões de euros, tornando assim esta nova região como uma das mais dinâmicas da Europa.


Sobre a Parceria com o SENAI PR: A parceria tem como objetivo a realização a cooperação em ações de formação profissional e aprendizagem industrial; ensino superior; pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia e economia e comércio, especialmente nas áreas de Bio-economia; Mobilidade e urbanismo; Indústria do futuro e performance industrial; veículos e sistemas inteligentes para o transporte de passageiros e mercadorias; tecnologias para saúde e inovação social.

 Para maiores informações sobre a Região Picardie acesse o site: http://www.picardie.fr/

 

Paraguai

UIP / CEPPROCAL

Sobre o Parceiro: União Industrial Paraguaia -UIP, através do seu Centro Paraguaio de Produtividade e Qualidade – CEPPROCAL

Sobre a Parceria com o Senai PR: Promover a competitividade das MPEs, através da cooperação técnica não financeira entre o Sistema FIEP/ PR e o CEPPROCAL / UIP, especialmente através de programas de estágio de alunos e docentes do Centro Paraguaio de Produtividade e Qualidade – CEPROCAL e a Universidade Paraguaia Alemã – UPA, em empresas, faculdades e instituições de educação integrantes do Sistema FIEP/PR, Brasil.

Para maiores informações sobre a UIP/CEPROCAL acesse o site: www.uip.org.py

 

 

 

 

 



Suécia

ACREO

Sobre o Parceiro: Fundado em 1996, o Instituto ACREO tem amplo portfólio de projetos de pesquisa desenvolvidos com outros países. Possui várias áreas de atuação e foco no desenvolvimento e inovação junto às indústrias, atuando nas áreas de Comunicação digital, Eletrônica, Ciências biológicas, Sensores e atuadores. 

Sobre a Parceria com o Senai PR: A parceria tem como objetivo a cooperação científica e tecnológica para a promoção e desenvolvimento de transferência de know-how e tecnologia. 

Para maiores informações sobre o ACREO acesse o site: https://www.acreo.se/