O que significa Integridade?

Significa ser e agir de forma correta diariamente.

Com base nisso, o Programa de Integridade é o compromisso do Sistema Fiep de atuar de maneira ética e responsável na condução dos negócios e nas relações que estabelece, aumentando a transparência e o controle sobre as próprias atividades.

Programa de Integridade Sistema Fiep

Trata-se de um conjunto de medidas a favor de uma postura cada vez mais ética e transparente em nossas ações, adotando uma série de ferramentas e procedimentos que possibilitam mais eficiência e controle sobre as atividades que desenvolvemos, pois, acreditamos que a cultura de compliance contribui para o fortalecimento da indústria paranaense. Estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

Objetivo

Fortalecer a boa reputação do Sistema Fiep junto a clientes, fornecedores, funcionários e órgãos públicos, oportunizando serviços e negócios que gerem valor para a alta administração.

Para nós, o Programa de Integridade é:

Como funciona?

O Programa de Integridade do Sistema Fiep é composto por pilares que orientam os esforços na busca pela conformidade e que compõem uma estrutura formada por pessoas, sistemas, processos, documentos e ações.

Pilares do Programa de Integridade

Comprometimento da alta administraçãoVeja Mais
Compromisso com a ética e a transparênciaVeja Mais
Gestão de riscos e controles internosVeja Mais
Treinamento, monitoramento e remediaçãoVeja Mais

Comprometimento da alta administração

Condição indispensável e permanente para fomentar a conduta ética, a transparência, o respeito às leis, e a efetividade do Programa de Integridade:

Próximo

Comprometimento da alta administração

Condição indispensável e permanente para fomentar a conduta ética, a transparência, o respeito às leis, e a efetividade do Programa de Integridade:

  • Cifal - capacita e promove cooperações para desenvolvimento urbano sustentável e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS);

  • Workshops, capacitações e palestras para indústrias, sindicatos e instituições de ensino do Paraná, sobre os temas compliance, Lei Anticorrupção e avaliação de riscos;

  • Criação da área de Riscos e Compliance para conduzir os temas relacionados à ética, transparência e conformidade com órgãos de controle.

Fechar

Compromisso com a ética e a transparência

O fortalecimento da cultura organizacional voltada para a ética e a transparência depende do compromisso de todos os funcionários com o Programa de Integridade.

  • Código de Conduta contendo padrões éticos e comportamentais;

  • Portais da transparência Sesi e Senai que disponibilizam publicamente as informações contábeis, financeiras, operacionais, patrimoniais, orçamentárias e remuneratórias.

Fechar

Gestão de riscos e controles internos

A gestão adequada dos riscos e dos controles para mitigação é condição fundamental para a efetividade do Programa de Integridade.

  • Manual de Gerenciamento de Crises com objetivo de direcionar o planejamento e a resposta eficaz a materialização de um risco de crise.

  • Instituição do Comitê de Gerenciamento de Crises, com função de prevenir e fazer a gestão de todos eventos classificados como crises.

Fechar

Treinamento, monitoramento e remediação

Treinamentos e orientações gerais sobre os temas do Programa de Integridade, e também identificação e remediação de questões de não conformidade que demandem atenção da alta administração.

  • Treinamento online sobre o Código de Conduta - disponível na intranet para todos os funcionários;

  • Canal de Ética para registro de sugestões, dúvidas, denúncias e relatos de violações ao Código de Conduta;

  • Instituição de: Comitê de Ética para processar os relatos registrados no Canal de Ética; Ouvidoria Externa e SAC para mediar o diálogo entre o Sistema Indústria e seus clientes.

Fechar

Vantagens

Prevenção de atos ilegais
Mais esforços anticorrupção
Fortalecimento das indústrias
Troca de experiências
Produção de conhecimento
Eficiência na gestão pública
Mercado mais justo
Desenvolvimento social

Canais de Comunicação

Assumimos uma conduta ética com atitudes individuais e coletivas pautadas em fatores fundamentais à eficiência na gestão pública, integridade do mercado e desenvolvimento social do país, gerando negócios e melhorando a competitividade industrial.

Contato
55 (41) 3271-9000
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico
CEP: 80530-902 | Curitiba-PR

Você pode entrar em contato pelo e-mail riscos.compliance@sistemafiep.org.br, ou preenchendo o formulário abaixo:

Carregando...