Nossa
Presença

Estamos presentes em todo o Estado do Paraná. O Sistema Fiep possui presença física em 41 munícipios do estado Paraná e em todos os munícipios por meio das suas unidades móveis, com 47 unidades operacionais fixas e 94 unidades móveis, além dos Institutos Senai de Tecnologia e de Inovação, Casas da Indústria e equipamentos culturais.

NORTE OESTE SUDOESTE CURITIBA E RMC CAMPOS GERAIS NOROESTE
* Região Metropolitana de Curitiba

fechar

    fechar

      Sobre o
      relatório

      A 13ª edição do Relatório Anual do Sistema Fiep 2022 demonstra em ações como as entidades que compõem o Sistema Fiep (Fiep, Sesi, Senai e IEL) entregam sua proposta de valor para a Indústria e para a sociedade paranaense. Sistematiza os resultados, seguindo as normas da Global Reporting Initiative (GRI) e algumas das diretrizes do Relato Integrado, metodologia do International Integrated Reporting Council (IIRC).

      Matriz de Materialidade

      O Relatório Anual do Sistema Fiep 2022 está estruturado em temas materiais que foram definidos a partir da percepção dos diferentes públicos de relacionamento do Sistema Fiep, ações alinhadas ao Pacto Global, aos Princípios para o Empoderamento das Mulheres (WEPs), Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), todos contemplados em nossas estratégias de atuação.
      1. Capital Humano
      2. Governança
      3. Representatividade na Indústria
      4. Impacto na Comunidade
      5. Transparência e Combate à Corrupção
      6. Desempenho do Negócio
      7. Direitos Humanos
      8. Diversidade e Igualdade de Oportunidades
      9. Ecoeficiência
      • Desempenho Social
      • Governança e Integridade
      • Desempenho Econômico
      • Desempenho Ambiental

      Nosso
      Sistema

      RELATÓRIO ANUAL
      DO SISTEMA FIEP 2022

      O Relatório Anual do Sistema Fiep 2022 reforça nosso compromisso com a transparência das informações divulgadas aos públicos de relacionamento e demonstra a forma de condução das nossas ações, alinhadas com a sustentabilidade empresarial, orientada pelas premissas de governança ambiental, social e corporativa (ESG).

      Contexto 2022

      O ano de 2022 foi marcado pelo crescimento do Paraná, que conquistou, segundo o IBGE, o posto de 4ª maior economia do Brasil e atingiu a menor taxa de desemprego desde 2014. Ainda alcançando, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), um crescimento de 0,65% do PIB nos meses de julho a setembro, o que consagrou o Estado como portador do melhor índice da região Sul.
      Mesmo com um cenário de dificuldades, o Sistema Fiep persistiu com o foco de apoiar a indústria, preparando o setor para que seja mais competitivo. Para isso, buscou conduzir ações que ajudassem as indústrias em seus esforços para ajustar seus custos e buscar novas possibilidades de negócios. Sob as diretrizes de seu plano estratégico, buscou também aprimorar ações para a atualização das empresas diante do cenário externo. Neste Relatório Anual, detalhamos as ações desenvolvidas e os resultados alcançados pelo Sistema Fiep.

      Carlos Valter Martins Pedro

      Presidente do Sistema Fiep

      Nossas
      ações

      DESAFIOS,
      SUPERAÇÃO E
      FORTALECIMENTO

      O propósito de “Servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas” norteia nossa atuação para o cumprimento da missão institucional do Sistema Fiep. Nossas unidades estão estruturadas para oferecer soluções em áreas transversais que atendem às demandas específicas de cada região do estado e de cada indústria. Em todas nossas frentes de atuação, buscamos propor inovação com a oferta de serviços, produtos e conteúdo de qualidade para a indústria e para a sociedade.

      1.988

      matrículas em graduação e pós-graduação

      1.702

      estagiários

      957

      horas de consultoria em gestão da inovação

      42

      bolsistas do Inova Talentos

      67.662

      matrículas em aperfeiçoamento e especialização profissional

      23.970

      matrículas em qualificação profissional

      172.563

      ensaios em metrologia

      155.034

      horas em PD&I

      128

      projetos em STI

      10.062

      matrículas em educação básica

      21.244

      matrículas em educação continuada

      511.897

      exames de auxílio diagnóstico

      12.907

      exames Cuide-se+ de Prevenção do Câncer

      18.683

      espectadores em eventos culturais

      286

      acompanhamentos de Proposições legislativas estaduais

      +170

      horas de apoio a sindicatos

      52.539

      Certificados de Origem

      1873

      participantes de eventos de comércio exterior

      51

      empresas participantes em rodadas/encontros de negócios

      10

      países diplomaticamente recepcionados

      136

      municípios atendidos pelas Unidades Móveis*

      245.260,73

      horas de treinamento de colaboradores

      11.995

      empresas contratantes dos serviços do Sistema Fiep

      Nossos Compromissos

      FOCAMOS NA SUSTENTABILIDADE DE NOSSAS AÇÕES PARA ADERIR AOS COMPROMISSOS VOLUNTÁRIOS

      Aproximar nossa atuação das agendas globais de desenvolvimento sustentável permeia nossa atuação como forma de contribuir para o crescimento econômico do país, além de incentivar o respeito às pessoas e ao meio ambiente. Com nossa adesão aos compromissos voluntários, promovemos ações, programas e projetos para o desenvolvimento da comunidade em torno da indústria, buscamos o fortalecimento da cultura humana e social, garantia de direitos fundamentais por meio do desenvolvimento profissional, inclusão no mercado de trabalho e postura empreendedora.