Nossa
Presença

O Sistema Fiep atua de forma eficaz por todo Paraná. Com uma rede robusta e estratégica de 48 unidades operacionais distribuídas pelo estado, além de 12 casas da indústria e 144 unidades móveis, estamos sempre presentes, qualificando a população e fortalecendo a indústria.

Além disso, contamos com 8 institutos Senai de Inovação e Tecnologia, verdadeiros centros de excelência que impulsionam a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Com essa ampla presença e infraestrutura de ponta, o Sistema Fiep não apenas acompanha, mas molda o cenário industrial do Paraná, capacitando e impulsionando empresas rumo ao sucesso.

Sistema Fiep pelo Mundo

Relações
diplomáticas

9 países

Prestações de
Serviço no exterior

6 países

Mediação de negócios de
cooperação internacional

8 articulações

Sobre o
relatório

A 14ª edição do Relatório Anual do Sistema Fiep apresenta as entidades que compõem o Sistema Fiep (Fiep, Sesi, Senai e IEL) e como entregam sua proposta de valor à indústria e à sociedade paranaense.

Este documento, elaborado de acordo com a Norma Global Reporting Initiative (GRI), a partir de temas definidos como prioritários pelos stakeholders do Sistema Fiep, reforça o compromisso com a transparência e demonstra como as ações estão alinhadas à sustentabilidade empresarial, pautadas por premissas ambientais, sociais e de governança (ESG). Esse relatório abrange o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

Materialidade

A materialidade do Sistema Fiep foi atualizada em 2022, com base nos documentos e diretrizes da organização; benchmarking de relatórios de sustentabilidade da cadeia de valor, considerando as grandes contas e maiores contribuintes do Sistema Fiep, com relato de sustentabilidade disponível e indicadores GRI respondidos nos anos anteriores.

Nesse processo são analisados detalhadamente indicadores de desempenho e metas estabelecidas, a prevenção e mitigação de riscos e o engajamento com os stakeholders.

Essa abordagem, além de atender às exigências normativas, promove uma cultura organizacional comprometida com a preservação do meio ambiente, a equidade social, a gestão ética e transparente. Além disso, reforça a missão de fortalecer a indústria e, assim, contribuir com o progresso socioeconômico do Paraná.

Valor humano

Impacto na comunidade

Integridade

Direitos humanos

Governança

Desempenho do negócio

Diversidade e igualdade de oportunidades

Mudanças climáticas e ecoeficência

Mensagem do
Presidente

Edson Vasconcelos, Presidente do Sistema Fiep (Gestão 2023-2027)

O ano de 2023 seguiu com um cenário desafiador para a indústria brasileira. Questões conjunturais internas, como uma elevada taxa de juros, deixaram empresários, investidores e consumidores apreensivos quanto ao desempenho da economia. Um panorama influenciado, também, pelo contexto internacional, em que continuavam sendo sentidos efeitos de questões sanitárias e conflitos geopolíticos que resultaram em dificuldades logísticas e aumento dos custos de insumos nos últimos anos. 

Se, ao final de 2023, o crescimento de 2,9% no Produto Interno Bruto brasileiro foi considerado positivo, o desempenho da indústria nacional, como um todo, seguiu preocupante, registrando uma alta de apenas 0,2% em sua produção física, segundo o IBGE. O setor industrial paranaense, porém, por sua força e diversidade, alcançou resultado melhor do que a média nacional, com aumento de 1,5% em sua produção, consolidando sua posição como quarto principal polo industrial do Brasil. 

Edson Vasconcelos

Presidente do Sistema Fiep (Gestão 2023-2027)

Nossas
ações

O Sistema Fiep é um instrumento essencial para o desenvolvimento não somente da indústria, mas de todo o Paraná.

Edson Vasconcelos

Presidente do Sistema Fiep (Gestão 2023-2027)

1.639

Termos de compromisso efetivados e renovado

103

bolsas em 17 empresas atendidas pelo Programa Bolsa Inova talentos

1.829

matrículas em Gestão Educação executiva

83.205

matrículas em aperfeiçoamento profissional

13.673

matrículas em aprendizagem industrial

2.480

empresas atendidas em serviços técnicos e inovação

25.701

matrículas em qualificação profissional

9.359

matrículas de Educação Básica 

13.652

matrículas de Educação Continuada 

+ de 320mil

pessoas atendidas em Segurança e Saúde

69.878

Espectadores em Eventos Culturais (dança, música, artes visuais e teatro) 

105.578

pessoas impactadas pelas consultorias em Responsabilidade Social

343

organizações inscritas no Prêmio Sesi ODS

220

proposições legislativas estaduais 

+ de 1.050

assinaturas de Certificados de Origem 

+ de 6.500

participantes em eventos e iniciativas

+ de 2.300

CNPJ’s atendidos nas ações 

+ de 180

articulações legais e políticas em prol das indústrias paranaenses

4.196

colaboradores no Sistema Fiep

140

municípios atendidos pelas Unidades Móveis

48

unidades operacionais distribuídas pelo estado

12

casas da indústria

109

sindicatos filiados

Nossos
Compromissos

Reconhecendo o papel crucial do setor industrial no fomento ao desenvolvimento sustentável dos municípios paranaenses, o Sistema Fiep direciona sua gestão interna e seus serviços com base nas plataformas globais de sustentabilidade, das quais é apoiador e participante.

Esses compromissos são essenciais para engajar todos os públicos na construção de uma sociedade mais consciente e justa, além de garantir a preservação dos recursos naturais para as gerações atuais e futuras.