Sobre

O FUTURO COM NOVAS PERSPECTIVAS

Por meio da parceria entre o Sesi no Paraná e a Petrobras, o Centro de Esporte e Educação Paraná abre as portas para crianças do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, com faixa etária de 09 a 10 anos, matriculadas em escolas públicas selecionadas, de Araucária e São Mateus do Sul.

 

Com duração de aproximadamente 24 meses e a supervisão de uma equipe pedagógica competente, a iniciativa oferece gratuitamente atividades no contraturno escolar. Serão programadas durante esses meses, diversas ações extraclasse para aproximadamente 300 crianças. Confira abaixo:

 

  • Visita a parques, teatros, cinemas e museus.
  • Oficinas de práticas pedagógicas, musicalização, esporte e cooperação.
  • Palestras com líderes comunitários e assuntos enviados pela Petrobras.
  • Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos para os responsáveis dos alunos, merendeiras e educadores das escolas parceiras.

 

A ideia é levar a esses pequenos cidadãos a chance de ver o mundo com outros olhos, de vivenciar novas experiências e de conhecer uma realidade que vai além da comunidade onde vivem, incentivando a autonomia, estimulando a criatividade e fortalecendo a confiança de cada um.

O Centro de Esporte e Educação Paraná compõe ações para o Ensino Fundamental I, tendo como base as unidades Sesi e Senai, devido à infraestrutura adequada e localização estratégica, com proximidade da Refinaria Getúlio Vargas (REPAR), em Araucária, e da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul.

 

A seleção das escolas acontece a partir de alguns critérios: sede nos bairros ao entorno da REPAR e SIX, situação de vulnerabilidade e de risco, ou que já tiveram casos de crianças com os direitos violados/ameaçados em conflito com a lei. Essa escolha ocorre segundo os relatórios gerados pelas reuniões de rede e conversa com os diretores das escolas já previamente classificadas.

 

Uma vez por ano é realizada uma reunião de validação da matricula e informações cadastrais dos alunos em cada escola parceira no início do ano letivo, a fim de sanar as dúvidas dos responsáveis legais das crianças, criando um elo entre alunos, pais/responsáveis e colégios, inserindo todos no processo de desenvolvimento das crianças.

Execução:
Parceria: