BLOG

Como a Rotina Impacta o Dia a Dia Escolar

Como a Rotina Impacta o Dia a Dia Escolar

Você sabe como a rotina afeta a vida das crianças? Veja como é um dia no Centro de Esporte e Educação e descubra os benefícios.

 

Quem tem criança em casa sabe que estabelecer uma rotina não é tarefa fácil. Criar hábitos e regras consistentes pode parecer um desafio, especialmente com a vida agitada de hoje em dia. Mas é fundamental entender como isso é importante para o desenvolvimento dos pequenos.

 

Uma rotina estruturada dá segurança às crianças, ajudando no desenvolvimento da confiança e autonomia. Além disso, contribui na criação de hábitos saudáveis, como dormir, comer e estudar nos horários certos.

 

É essencial lembrar que uma rotina não precisa ser rígida, mas adaptada às necessidades de cada criança, equilibrando atividades programadas com momentos de diversão e relaxamento.

 

Nas escolas, a rotina desempenha um papel ainda mais importante. “A rotina é fundamental tanto para as crianças quanto para os adultos”, afirma Fernanda Grande, monitora do Centro de Esporte e Educação, projeto em parceria entre o Sesi e a Petrobras.

 

 

Alunos do Centro de Esporte e Educação participam de atividade em Araucária. / Foto: Davi Bertolossi

 

Benefícios da Rotina para as Crianças

Você já sentiu aquela frustração ou ansiedade quando algo inesperado acontece? Bem, as crianças também se sentem assim quando não têm uma rotina. “No início do projeto, percebemos que as crianças ficavam mais agitadas devido à falta de rotina”, conta a monitora do projeto.

 

Mas não é preciso ter tudo planejado. Organizar o dia a dia das crianças significa apenas antecipar algumas coisas, para que elas entendam como o dia vai ser. “O que considero muito importante na rotina é sempre saber o que faremos a seguir”, observa.

 

Quando as crianças sabem o que esperar, fica mais fácil lidar com os momentos de transição entre atividades, como a hora de voltar para a sala de aula. “A volta do almoço geralmente é um pouco tumultuada. Hoje, eles sabem que ao retornar assistirão um filme legal ou um desenho que gostam”, relata.

 

Outro ponto importante é que uma rotina regular pode ajudar crianças e adultos a dormirem melhor. “Retirar as telas à noite e garantir uma boa qualidade de sono é fundamental para termos um bom dia, para nosso estado de espírito, felicidade e bem-estar pessoal”, salienta Fernanda. “Observamos isso nas crianças: aquelas que não têm uma boa noite de sono, que dormem muito tarde ou cedo demais, não rendem bem durante as atividades”, acrescenta.

 

 

Alunos do Centro de Esporte e Educação participam de atividade em Campo Largo. / Foto: Davi Bertolossi

 

Rotina Escolar: Como é um Dia no Centro de Esporte e Educação

A rotina escolar é um fator que influencia muito o aprendizado. A escola é onde os pequenos constroem amizades e absorvem conhecimento de forma intensa.

 

“No Centro de Esporte e Educação, os alunos têm uma rotina pré estabelecida na chegada, na hora do almoço e também na saída”, conta Fernanda. As atividades acontecem de manhã e à tarde, se adaptando aos horários regulares das turmas do 1º e do 5º ano em Araucária e Campo Largo.

 

Acolhimento e recepção

Logo no início, as crianças são acolhidas e preparadas para o dia. É o momento para se sentir em casa, organizar o material escolar e se preparar para as atividades que virão. ”Na chegada, observamos que eles já estão bem acostumados a dar um abraço na professora, entregar os materiais e depois ir para a sua mesinha, sentar, esperando o próximo amiguinho chegar”, relata.

 

 

Turma do Centro de Esporte e Educação aproveitando o recreio. / Foto: Davi Bertolossi

 

Atividades e Recreio

Antes do início das atividades, os alunos são incentivados a se situarem. “Próximo ao início da aula, eles vão se direcionando para o seu grupinho, se juntando, e a professora começa a atividade. A rotina é perguntar se está sol, se está nublado, qual é o dia da semana, do mês, qual é o ano, para se localizarem”, explica.

 

“Percebemos que a rotina impacta positivamente na organização, principalmente em sala de aula”. A monitora aponta que a rotina se tornou natural aos alunos. “Eles já estão condicionados a cuidar dos materiais de todas as oficinas. Na aula de música, por exemplo, eles sabem que precisam movimentar as cadeiras quando a professora chega. Fica automático para eles. Estão habituados a cada próximo passo”.

 

No intervalo das atividades, as crianças se alimentam e brincam. “Próximo ao horário do lanche, já começamos a comunicá-los de que precisam se alimentar, que o horário do almoço ainda está um pouco distante”, comenta.

 

Hora da despedida

Momentos de despedidas podem ser especialmente difíceis para as crianças. Com a rotina, elas entendem que aquela situação vai se repetir, o que diminui a ansiedade de separação. “Eles entendem, através dos nossos comandos, quando está próximo ao horário de ir embora. É quando começamos a recolher os materiais, a guardar, a organizar e a limpar a sala”, conta.

 

Dificuldades são normais

Nem sempre as coisas saem como o planejado. Respeitar a individualidade de cada criança faz parte do processo. “Às vezes, alguns alunos não colaboram, o que é normal. Com o passar do tempo, eles começam a se direcionar, colocar a mochila no lugar, tirar a agenda. É um processo gradual e muito positivo”, acrescenta.

 

Trabalho continuado

Definir uma rotina leva tempo e é um trabalho que precisa ser mantido diariamente. “Estimamos que levou cerca de 21 a 28 dias para que nossa rotina fosse estabelecida. Foi uma construção para chegarmos onde estamos hoje. Não é fácil. É um trabalho que repetiremos durante o ano inteiro”, conclui.

 


O Centro de Esportes e Educação é fruto da parceria entre o Sesi e a Petrobras, beneficiando 240 alunos em Araucária e Campo Largo. Saiba mais sobre essa iniciativa.

Execução:
Parceria: