Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge homens. Cerca de 30% daqueles com mais de 50 anos terão a doença e, entre os que têm mais de 80 anos, esse número pode alcançar 80%. A doença, no entanto, pode ser facilmente diagnosticada em seus estágios iniciais, por meio de exames de toque e de sangue. Isso faz com que as chances de cura cheguem a 80%. 

É causado pelo crescimento exagerado da próstata, uma pequena glândula localizada na pelve do homem, que produz parte do sêmen. Os fatores de risco passam por influências genéticas e ambientais. Quem teve pai ou irmão diagnosticado com a doença tem até dez vezes mais riscos de apresentá-la. Hábitos alimentares, uso de substâncias químicas e tabagismo também podem acarretar a doença. 

Como prevenir:

  • Faça o exame de toque a partir dos 45 anos anualmente.
  • Faça também o exame de sangue (PSA), mas lembre-se de que ele, sozinho, não é totalmente eficaz para o diagnóstico.
  • Tenha uma alimentação rica em fibras, frutas e verduras e corte gorduras de origem animal.
  • Não fume.
  • Diminua o consumo de álcool.
  • Faça atividades físicas. 

Exame preventivo

Homens com mais de 45 anos devem fazer exames para rastrear o câncer de próstata todos os anos. O mais eficaz é, mesmo sem apresentar sintomas, procurar o urologista e fazer o toque retal e o exame de sangue para a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Os dois exames são simples, baratos e, combinados, são a melhor forma de diagnosticar o câncer em estados iniciais, aumentando significativamente as chances de cura. 

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata dependerá do estágio do tumor e da idade do paciente e deve levar em conta o controle da doença e a manutenção da qualidade de vida. 

Entre as opções estão a radioterapia, os tratamentos hormonais e as cirurgias. Nesse último caso, podem ocorrer complicações, como incontinência urinária ou impotência sexual. A boa notícia é que hoje já existe tratamento para essas questões.


Você quer levar o
Programa Cuide-se+
para a sua empresa?

Entre contato conosco e saiba como.

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.