Câncer de Pele

O câncer de pele é o tipo com maior número de casos no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos descobertos no país. Tem grandes chances de cura se for detectado precocemente, por isso a importância do autoexame e de visitas regulares ao médico. 

A doença atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos, de pele clara, com cabelos loiros ou ruivos. É causado principalmente pela exposição aos raios ultravioleta do sol. Aumentam os riscos do aparecimento da doença a exposição à radiação e a agentes químicos como o arsênico. Por isso, as pessoas com maior risco de apresentar esse tipo de câncer são aquelas que trabalham sob o sol. 

COMO PREVENIR

  • Use filtro solar sempre que for se expor ao sol.
  • Proteja-se com boné, guarda-sol e, para quem trabalha sob o sol, com chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
  • Evite bronzeamento artificial.
  • Faça o autoexame e fique atento a lesões que coçam, sangram ou mudam de forma. 

EXAME PREVENTIVO 

Você deve visitar o dermatologista sempre que tiver alguma pinta ou mancha suspeita. Para isso, é importante fazer o autoexame da pele, seguindo estes passos: 

  • Em frente a um espelho, levante os braços e examine seu corpo de frente, costas e lados.
  • Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas.
  • Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas e a região genital.
  • Sente e examine a planta e o peito dos pés e entre os dedos.
  • Use um espelho de mão para examinar o couro cabeludo, pescoço e orelhas.
  • Examine costas e nádegas.

Procure um médico caso encontre feridas que demorem mais de quatro semanas para cicatrizar, sinais que mudam de cor, forma ou tamanho, manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram. 

TRATAMENTO

O tratamento do câncer de pele dependerá do estágio da doença. O mais indicado é a cirurgia, porém, casos de pequena extensão podem ser tratados até mesmo com remédios tópicos (pomadas). Em alguns casos, são indicadas radioterapia e quimioterapia.


Você quer levar o
Programa Cuide-se+
para a sua empresa?

Entre contato conosco e saiba como.

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.