Câncer de Mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo com mais casos registrados no mundo. É o tipo que mais atinge as brasileiras, principalmente aquelas com idade acima de 35 anos. Mas lembre-se: as chances de cura são altíssimas se o diagnóstico for feito no início da doença e o tratamento começar imediatamente. Estudos mostram que esse índice chega a 90% com o diagnóstico precoce. 

Atualmente, porém, metade dos diagnósticos é feita com tumores em estágios mais avançados. Estima-se que a mamografia de rotina reduza em 25% as mortes pela doença. Por isso, é muito importante consultar o ginecologista uma vez ao ano e fazer os exames preventivos. Fique atenta aos sintomas. Conheça o seu corpo, o aspecto normal da mama e procure o médico se notar alterações. 

São sinais de alerta abaulamento, vermelhidão ou aspecto de casca de laranja, secreção no mamilo e nódulos no seio ou nas axilas, mesmo sem dor. 

Apesar de o câncer estar ligado a fatores hereditários (cerca de 10% dos casos), na grande maioria dos pacientes, a doença é relacionada ao estilo de vida, e mudanças simples na rotina podem ajudar na prevenção. 

FATORES DE RISCO

  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Consumo de álcool
  • Consumo de pílulas anticoncepcionais com doses elevadas de estrogênio
  • Tratamento de reposição hormonal
  • Menstruação precoce (antes dos 11 anos)
  • Menopausa tardia (após os 50 anos)
  • Primeira gravidez após os 30 anos
  • Nunca ter engravidado 

COMO PREVENIR

  • Vá ao ginecologista todos os anos.
  • Mantenha o peso sob controle, alimentando-se de forma saudável e praticando exercícios físicos.
  • Evite bebidas alcoólicas, mesmo em moderação.
  • Não fume.
  • Amamente por períodos prolongados.
  • Converse com o médico sobre os riscos da terapia de reposição hormonal.

EXAME PREVENTIVO

Um nódulo leva de seis a oito anos para atingir um centímetro de diâmetro. Essa evolução lenta permite o diagnóstico no início da doença, por isso é tão importante que a mulher seja examinada com frequência. 

Para a detecção precoce da doença, deve-se realizar todos os anos, a partir dos 40 anos, um exame clínico. Já entre 50 e 69 anos, uma mamografia anual é indicada. Mulheres com histórico de câncer de mama na família devem fazer a mamografia a partir dos 35 anos, todos os anos. 

O exame clínico feito por um médico ou enfermeiro pode detectar tumores de até um centímetro. A mamografia permite a detecção de lesões de milímetros, em fase inicial. O exame é feito em um aparelho de raios X próprio. Desde 2009, a lei garante que toda mulher com mais de 40 anos tem direito à mamografia, que pode ser feita também na rede pública. 

TRATAMENTO

O tratamento do câncer de mama passa por cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. Dependerá do tamanho do tumor e da ocorrência de metástase (quando a doença se espalha para outro órgão). 

Quanto mais cedo o diagnóstico e o início do tratamento, maior a chance de uma cirurgia ser curativa, ou seja, de eliminar o tumor e impedir a disseminação da doença. A cirurgia pode retirar apenas o tumor, parte ou toda a mama e as glândulas linfáticas. No último caso, já é possível fazer a cirurgia plástica de reconstrução da mama imediatamente.


Você quer levar o
Programa Cuide-se+
para a sua empresa?

Entre contato conosco e saiba como.

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.