Como Prevenir?
Cuidados simples como alimentar-se bem, não fumar e realizar atividades físicas fazem a diferença.

O câncer é causado pelo crescimento desordenado de células, que formam tumores malignos, invadem tecidos e órgãos e podem se espalhar pelo corpo. Apenas 10% a 20% dos casos são resultados de fatores genéticos. A grande maioria é causada ou agravada por fatores externos, como o tabagismo, a exposição ao sol e a obesidade. 

Além de manter uma vida saudável, é muito importante a realização de exames clínicos regulares. Isso é essencial para identificar o possível aparecimento de tumores em estágios iniciais. 

A boa notícia é que o diagnóstico precoce pode elevar até 100% as chances de cura, dependendo do tipo de câncer. Com mais prevenção e detecção rápida da doença, a estimativa é que um terço das oito milhões de mortes que ocorrem no mundo todos os anos possa ser evitada.      

Previna-se

  • Homens a partir de 45 anos devem fazer o exame de toque e de sangue para investigação do câncer de próstata.
  • Mulheres a partir do início da vida sexual precisam fazer o preventivo ginecológico (Papanicolau) todos os anos. Com mais de 40, devem fazer o exame clínico das mamas e, entre 50 e 69, uma mamografia anualmente.
  • Pare de fumar! O cigarro causa câncer de pulmão e também aumenta o risco do aparecimento de câncer de mama, de colo de útero, de próstata e de pele.
  • Alimente-se bem. Uma alimentação equilibrada reduz os riscos de câncer em 40%.
  • Evite bebidas alcoólicas.
  • Faça exercícios por pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
  • Evite exposição prolongada ao sol entre 10 e 16 horas e use sempre proteção solar, chapéu e guarda-sol.
  • Quem trabalha sob o sol deve usar, além do filtro solar, chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
  • Escove os dentes três vezes ao dia e consulte o dentista regularmente.

Você quer levar o
Programa Cuide-se+
para a sua empresa?

Entre contato conosco e saiba como.

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.