Câncer de Colo de Útero

O câncer de colo de útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres. É altamente tratável, se diagnosticado no início, e o percentual de cura pode chegar a 100%. 

A doença demora muitos anos para se desenvolver e, no estágio inicial, não apresenta sintomas. Por conta disso, é muito importante fazer o exame preventivo (papanicolau) todos os anos. 

O câncer começa com uma lesão pré-invasiva, que não se espalha para outras células. Mulheres diagnosticadas nessa etapa têm total chance de cura. Depois, a doença progride lentamente por 10 a 20 anos, até alcançar o estágio avançado, em que a cura é mais difícil. 

Entre os fatores de risco para o câncer de colo de útero, estão ainda o início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, o fumo e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais. 

O aparecimento do câncer está ligado, na maioria das vezes, à infecção pelo HPV (papilomavírus humano), que é uma doença sexualmente transmissível. A transmissão do HPV não é totalmente evitada com o uso de camisinha e é recomendável que as meninas sejam vacinadas contra o vírus antes da primeira relação sexual. 

EXAME PREVENTIVO

  • Para o diagnóstico da doença, toda mulher que já iniciaram atividades sexuais, ou que possuam mais de 25 anos deve ir ao ginecologista para fazer o exame preventivo (papanicolau) anualmente.

  • O exame é simples, praticamente indolor e o material é colhido no próprio consultório médico. 

TRATAMENTO

O tratamento dependerá do estágio da doença. Os mais comuns são cirurgia e radioterapia.


Você quer levar o
Programa Cuide-se+
para a sua empresa?

Entre contato conosco e saiba como.

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.