Workshop Avaliação de Risco de Corrupção reúne profissionais da área de Compliance

Na última segunda-feira (16/09), a Rede Brasil do Pacto Global e a Deloitte, com o apoio do Sistema Fiep e do CIFAL Curitiba, realizaram o workshop Avaliação de Risco de Corrupção.

O treinamento teve como objetivo capacitar profissionais da área para aplicação do Guia de Avaliação de Risco de Corrupção.

A programação, que se estendeu durante todo o dia, contou com a fala de abertura do Superintendente do Sesi PR e IEL PR e Diretor Regional do Senai, José Antonio Fares; de Ana Luiza Aranha, ponto focal do GT Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global; e de Christian Silva, Sócio da Deloitte para Região Sul.

Para introduzir o tema, José William Gomes da Silva, da Controladoria Geral da União do Paraná, foi convidado para apresentar a evolução do combate à corrupção no Brasil e os programas de compliance das empresas.

Na sequência, Camila Araújo, Sócia de Riscos Regulatórios da Deloitte, conduziu as atividades do treinamento, em conjunto com Christian Silva, trazendo aspectos teóricos e práticos dos programas de compliance e das metodologias de avaliação de riscos.

Para finalizar as atividades do treinamento, Rodrigo Zani Soares, Gerente de Riscos e Compliance do Sistema Fiep, mediou o painel “Experiências práticas e inovadoras na implantação de programas de compliance e no combate à corrupção no Brasil”, que contou com a participação de Priscila Jacober Pasqualin, do Grupo Boticário; Maria Fernanda Virmond Peixoto e Selma Azevedo, do Grupo Positivo; Roni Enara, do Observatório Social do Brasil; e Rafael Castro, professor das Faculdades da Indústria.

Rede Paranaense de Compliance

Durante a programação do workshop, o Gerente de Riscos e Compliance do Sistema Fiep e o Diretor de Compliance do Grupo Marista, Renato Lara, apresentaram a Rede Paranaense de Compliance.

A Rede é uma iniciativa lançada em 2018 pelo Sistema Fiep, em parceria com o CIFAL Curitiba, que tem como objetivo reunir empresas para debater sobre compliance e disseminar a cultura de integridade nas instituições.