Transparência Internacional divulga resultados do Barômetro Global da Corrupção 2019

O movimento global contra a corrupção, Transparência Internacional, divulgou os resultados do Barômetro Global da Corrupção referente ao ano de 2019, que apresenta dados extraídos das opiniões e experiências dos cidadãos quanto à corrupção em países da América Latina e Caribe. 
A pesquisa, realizada em 18 países do continente, mostra que os cidadãos perceberam um crescimento da corrupção no último ano, especialmente entre membros do Poder Executivo e Legislativo, que não tomam medidas suficientes para coibir práticas ilícitas no poder público. Segundo os opinantes, ainda, a falta de integridade não se limita aos governantes, mas está presente desde o processo eleitoral, por meio da coerção e compra de votos.  
Ao mesmo tempo, no entanto, a pesquisa revela que o suborno é visto pelos cidadãos como uma prática normal, inclusive praticada por eles no acesso a serviços públicos. Ou seja, apesar de identificar atos corruptivos praticados no âmbito do poder público, ilicitudes ainda fazem parte do cotidiano de parte da população. 
No Brasil, o cenário é similar. 90% dos entrevistados afirmou que a corrupção é um grande problema no Brasil e que afeta outras esferas que já tiveram algum progresso. E, embora uma parte da população afirma ter praticado suborno em alguma situação, 82% dos opinantes reconheceram eles próprios como agentes de mudança, o que aponta para uma crescente conscientização do seu papel na construção de uma cultura de integridade no país. 
Clique aqui para acessar os resultados da pesquisa na íntegra.