Ser ou não ser digital?

18/07/2019

A transformação digital é uma realidade e as empresas precisam estar preparadas para esse processo. A era 4.0 pode gerar algumas dúvidas sobre como as pessoas estão se relacionando com as tecnologias e inovações e também sobre quais os limites da influência delas no dia a dia dos usuários. Essa foi uma das reflexões que Fabrício Luz Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, trouxe para o segundo dia da Jornada Digital.

“Os efeitos e consequências da tecnologia podem ser estendido e aprofundado para o cenário industrial. E além de modernizar e inovar os processos, a indústria 4.0 veio para e facilitar o dia a dia dos funcionários”, explica, Fabrício. Para reforçar a afirmação de que a tecnologia proporciona benefícios sistêmicos dentro das empresas a McKinsey & Company realizou uma pesquisa com empresas que inovaram e se adaptaram ao cenário tecnológico, o resultado trouxe indicativos de que a indústria 4.0 contribuiu na redução de até 40% dos custos com manutenção de equipamentos, até 20% consumo de energia e aumentou em 25% a eficiência do trabalho.

Para Fabricio “A tecnologia veio para ajudar a indústria e não para substituir as pessoas, afinal não adianta otimizar, mapear processos e gerar dados se não tiver alguém para elaborar estratégias e tomar decisões”. O gerente executivo do Sistema Fiep completa que indústrias que buscam inovar e fazer parte dessa era tecnológica, podem encontrar soluções personalizadas conforme a necessidade delas e, independente do porte das empresas, há sempre uma maneira de trazer a inovação para dentro do contexto industrial e tornar a empresa mais competitiva.

“Algumas dessas soluções estão disponíveis no Sistema Fiep e por meio de parcerias entre diferentes players, como por exemplo o Instituto Senai de Tecnologia e as startups que fazem parte do nosso programa de aceleração, podemos juntos encontrar formas de cooperar de maneira flexível para o desenvolvimento da competitividade dessas empresas”, completa, Fabricio.

Voltando ao questionamento inicial sobre a influência da tecnologia no dia a dia das pessoas, Fabricio finalizou a palestra afirmando que o segredo de todo o processo que permeia esse cenário, é o conceito de altruísmo, ou seja, são as ações voluntárias e comportamentais de cada indivíduo que vão beneficiar ou não o outro, a tecnologia é só um instrumento de potencialização para isso, e uma das formas de fomentar pessoas mais colaborativas dentro das empresas, é proporcionar e garantir que eles tenham acesso à educação e a arte.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, foi realizada a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresentou soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de segurança e saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.

CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da Jornada Digital do Sistema Fiep.