O impacto das novas tecnologias nos negócios e a importância da governança

17/07/2019

A transformação digital tem obrigado as empresas a reverem seus modelos de negócio e processos e a capacitarem profissionais e líderes para essa nova realidade. Para ampliar a discussão sobre o tema, representantes do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação e das empresas Adobe, Huawei e Certsys palestraram na Trilha Tecnologia e Inovação, durante o segundo dia da Jornada Digital promovida pelo Sistema Fiep.   

"A exponencialidade dos negócios pela tecnologia, isso é disrupção” afirmou Gabriel Briganó, consultor e gerente de projetos do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, durante sua apresentação que teve como tema a governança empresarial de TI. Ele falou sobre o uso da tecnologia para otimizar processos e alterar o modo de fazer negócio e como a governança contribui para alcançar isso de maneira eficiente. Para Gabriel, é fundamental que toda a organização esteja envolvida. “A governança é operada por pessoas e está ligada a como as pessoas usam a tecnologia" diz.

A mesma visão foi compartilhada por Max Cardoso, RPA Senior Architect da Certsys Tecnologia da Informação. Max abordou o uso do RPA (Robotic Process Automation) para suplementar a execução da atividade humana em tarefas maçantes ou repetitivas. “O RPA pode aliviar o esforço humano considerando frequência, volume e tempo das tarefas” observa. De acordo com o especialista das Certsys, para escalar a automação de forma sustentável na empresa é preciso cumprir diversos passos, como prever contingências, analisar impactos, determinar os papéis e conquistar o comprometimento das pessoas a fim de multiplicar os conhecimentos.  

Assim como o RPA, a inteligência artificial (IA) está cada vez mais impactando o mundo empresarial, com o potencial de adicionar cerca de USD 13 trilhões até 2030 à produção econômica global atual. “A IA tem um poder muito grande de transformar tudo o que a gente faz e tudo o que a gente conhece” ressaltou Vinicius Couto, gerente de canais da Huawei. Durante a apresentação, Vinicius apresentou produtos desenvolvidos pela multinacional, com tecnologia de ponta, que estão acessíveis para todas as empresas criarem seus próprios mecanismos de inteligência artificial, como machine learning, reconhecimento facial, reconhecimento de voz e redes neurais.

Para finalizar o encontro, Kadu Zagatti, gerente de negócios da Adobe, convidou o público presente a participar de uma dinâmica a fim de explicar, de forma didática e divertida, o conceito de machine learning, que pode ser descrito como um sistema capaz de modificar seu comportamento de forma autônoma, tendo como base a sua própria experiência. “Hoje há uma grande necessidade de se conhecer as novas tecnologias, é importante não ter medo delas. A Adobe tem diversas iniciativas nesse sentido" conta.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, acontece a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresenta soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de segurança e saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.

CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da Jornada Digital do Sistema Fiep.