Jornada Digital: ⅓ das startups paranaenses estão em Londrina

17/07/2019

Londrina está entre as 20 melhores cidades para negócios de inovação e tecnologia, segundo a “Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups”. A cidade foi um dos cases apresentados no primeiro dia do evento Jornada Digital, promovido pelo Sistema Fiep no Campus da Indústria, em Curitiba. “Hoje, Londrina tem 420 startups, o que corresponde a ⅓ das startups paranaenses. A cidade investiu em coworkings, instituições de ensino, incubadoras e programas de aceleração, o que colaborou para o crescimento da inovação e competitividade na região”, explicou Marcus Von Borstel, presidente do Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná (TI Paraná).

Segundo Marcus, Londrina tem investido em cinco áreas inovadoras: cadeia de agronegócio, metalmecânico, saúde, tecnologia da informação e comunicação e químico e materiais. “Londrina tem um forte ecossistema de inovação. É possível encontrar apoio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, da EMBRAPII, de sindicatos e instituições”, afirma. 

Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação

Localizado em Londrina, o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação foi inaugurado em 2018. Com 2.800 metros quadrados e oito laboratórios, o Instituto oferece consultoria em áreas como sistemas inteligentes para a Indústria 4.0, automação industrial, inteligência artificial e tecnologia da informação. O Instituto não só apoia e investe em produtos inovadores e pesquisa, como também atua na formação de profissionais altamente qualificados. 

HUB de Inteligência Artificial

Com o objetivo de oferecer soluções para empresas na área de inteligência artificial (IA), o Sistema Fiep criou o HUB de Inteligência Artificial, localizado junto à estrutura do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação. Mais de R$ 10 milhões estão sendo investidos para a aquisição de equipamentos e ferramentas de ponta, além da implantação de laboratórios, com o objetivo incentivar a adoção das tecnologias de inteligência artificial pelo setor industrial paranaense e brasileiro.

O objetivo é que o HUB seja um ente que prospecta, aglutina, distribui e gerencia as demandas de inteligência artificial da indústria, em uma rede de parceiros nacionais e internacionais.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, acontece a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresenta soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de segurança e saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.

CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da Jornada Digital do Sistema Fiep.