Incluir tecnologias na educação, não é opção, é necessidade!

18/07/2019

O segundo dia da Jornada Digital do Sistema Fiep, foi palco também para a Trilha da Educação, um momento que reuniu a Microsoft Educations e a Beetools, empresas conhecidas por trabalhar com tecnologias disruptivas. Durante o evento as duas gigantes da área educacional apresentaram cases que enfatizam a importância da tecnologia na educação, e a necessidade de pensar em mudanças no currículo em diversos níveis, pois segundo as duas empresas é fundamental incorporar a tecnologia, metodologias ativas, inteligência artificial em variados formatos, como no pensamento único e criativo, resolução de problemas, abstração, precisão, computação e prática.

Confira:

Tecnologia na educação para formação de profissionais inovadores

Impulsionar profissionais mais inovadores, novos líderes e pensadores que possam contribuir na sociedade, este é o objetivo da Microsoft Education. Francisco Bezerra representou a instituição, apontando os benefícios da transformação digital e tecnologia para o sistema educacional. “A nova sala de aula deve ser centrada no aluno. O professor é apoiado pelas novas tecnologias digitais para possibilitar uma aprendizagem ativa e engajada, visando capacitar os envolvidos através de um ensino imersivo”, explica.

A realidade virtual, gameficação e inteligência artificial são algumas das  tecnologias que podem apoiar os professores na nova sala de aula, formada por estudantes que já nasceram conectados. “Em especial a inteligência artificial possibilita uma melhora de resultados educacionais preparando os alunos com as novas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho e medindo o progresso feito  em sala de aula através de dados e análises”, analisa Francisco.

Além disso, as tecnologias abrem possibilidades para um ensino mais inclusivo, com compromisso com a equidade e apoiando estudantes com limitações ou dificuldades de aprendizagem. “Reimaginando lições tradicionais, é possível trabalhar questões de lógica, programação, linguagem, além de envolver os alunos para incentivar a criatividade, inovação  e empreendedorismo”, conclui.

Uso da tecnologia na educação pode transformar o ensino

Imagine estar dentro de uma sala de aula, aprendendo um novo idioma e, com o uso de um óculos de realidade virtual, conseguir participar de uma conversa com estrangeiros, em outro país. O uso da tecnologia na educação melhora os resultados, desenvolve melhor os estudantes e transforma o ensino. Para Fábio Ivatiuk, co-fundador e CEO da Beetools, o “problema da tecnologia é usarmos ela como adereço. A tecnologia precisa transformar, agregar e mudar os cenários”, conta.

Segundo Fábio, o avanço da tecnologia permite a democratização de produtos e serviços. Mas por que a educação é a área que, hoje, tem o menor uso da tecnologia? Em 2018, as fintechs receberam 39,6 bilhões de dólares em investimento, enquanto as Edtechs, que tem como foco a educação, receberam 9,5 bilhões de dólares. “Muitas escolas acham que estão inovando ao colocar um tablet dentro da sala de aula. De outro lado, as pessoas reclamam que o jovem passa muito tempo conectado, seja no celular ou no video game. O que precisamos entender é precisamos oferecer ao aluno um conteúdo que faça sentido para ele”, explica.

Para explicar como é possível usar a tecnologia no ambiente educacional, Fábio apresentou a Beetools, uma escola inovadora de inglês. “Oferecemos aos nossos alunos um conteúdo que conversa com o dia  a dia deles”, ressalta. Entre os exemplos de tecnologias usados na escola estão a gamificação, que oferece jogos alinhados com educação; um sistema que avalia se o aluno está pronunciando corretamente as palavras, Big Data e realidade virtual.

 

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, foi realizada a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresentou soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de segurança e saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.

CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da Jornada Digital do Sistema Fiep.