A tecnologia trabalhando para garantir mais segurança e saúde

18/07/2019

Não é novidade que os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes nas indústrias e, inclusive, têm muito a contribuir para fomentar a segurança e saúde dos trabalhadores. Para falar sobre os benefícios que a transformação digital proporcionou à área, a Trilha de Segurança e Saúde da Jornada Digital contou a palestra de Rosangela Fricke, Gerente Executiva de Segurança e Saúde para indústria do Sistema Fiep. “O movimento de transformação digital é um processo da indústria e a segurança e saúde do trabalhador faz parte da indústria, portanto faz parte do processo de digitalização”, explica Rosangela.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o Brasil é o quarto país do mundo com mais acidentes laborais, portanto diminuir este índice é um dos desafios que as indústrias enfrentam e, para a especialista, a tecnologia veio para ajudar nesse sentido. “Percebemos uma mudança no mindset das indústrias que passaram a entender a modernização das linhas e produção a partir da transformação digital, como uma aliada na prevenção de acidentes”, ressalta a Gerente.

Para viabilizar o desenvolvimento de projetos inovadores que promovam a segurança e a saúde na indústria, o Sistema Fiep, por meio do Sesi e do Senai no Paraná, promoveu durante o primeiro semestre de 2019, o Edital Sesi Tech. Rosangela conta que foi disponibilizado R$ 10 milhões para o desenvolvimento das ideias, que serão executadas por meio da rede de Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, co-executora do edital.

Para trazer novas soluções que a transformação digital pode proporcionar à área de segurança e saúde nas indústrias, a Trilha também recebeu Rogério Dias, Gerente Técnico da empresa SKA Automação de Engenharia, para apresentar o case do Gêmeo Digital e a manufatura aditiva. “Gêmeo digital é uma tecnologia que permite a simulação completa e personalizada, tanto digital, quanto produzido a partir de uma impressora 3D, de qualquer processo ou produto em desenvolvimento”, conta Rogério. Indústrias que usam simuladores para realizar testes, contam com uma significativa redução de custos, prevenção de riscos e previsibilidade de todos os processos, inclusive estudos relacionados à ergonomia, explica o engenheiro da SKA.

Para concluir a Trilha Segurança e Saúde da Jornada Digital, os inscritos foram encaminhados para um momento de experimentação, no qual puderam conhecer de perto tecnologias inovadoras que poderão contribuir e transformar o cenário de segurança e saúde nas indústrias, dentro dessas soluções, está a plataforma Sesi Viva mais do Sesi no Paraná.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, foi realizada a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresentou soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de segurança e saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.

CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da Jornada Digital do Sistema Fiep.