O século 21 trouxe mudanças significativas em muitas frentes, principalmente por causa do acesso à informação e da inteligência artificial, que resumidamente diz respeito aos sistemas inteligentes capazes de resolver problemas.
Nessa nova realidade, o papel das pessoas muda em muitos contextos e o trabalho é um deles, no qual algumas habilidades passam a ter tanta importância como conhecimento técnico.
1- PROATIVIDADE
Com profissionais cada vez mais multi-funções (multitask) e que precisam gerir o próprio trabalho nos novos modelos organizacionais, prever possíveis problemas e propor possíveis soluções antes que aconteçam é característica fundamental para crescer e prosperar.
2- FLEXIBILIDADE
As mudanças, sejam de profissões novas e ou que deixem de existir, ou mesmo de funções dentro das organizações, serão cada vez mais frequentes. Conseguir adaptar-se aos novos cenários com facilidade será um grande trunfo.
3- CRIATIVIDADE
Criar, reinventar, testar e aperfeiçoar devem fazer parte da rotina de todo o profissional valioso.
4- PENSAMENTO CRÍTICO
Desenvolver o pensamento crítico para questionar, explorar, exercitar a tolerância e fortalecer a tomada de decisão é uma poderosa ferramenta.
5- COLABORAÇÃO
A troca de ideias e experiências é valiosa para fazer mais em menos tempo. É sinônimo de aumento de produtividade.
E o que a cultura maker tem a ver com isso?
Tudo! Voltada para a solução de problemas, análise de alternativas e o exercício da autonomia com responsabilidade, envolve e desenvolve todas essas habilidades tão almejadas nos dias de hoje.