Topo
O termo Indústria 4.0, ou 4ª revolução industrial, está cada vez mais comum de se ouvir por aí. Isso porque marca uma ruptura no modo como fazemos as coisas em nossa sociedade. 

1ª revolução industrial: aconteceu entre os séculos 18 e 19, na Europa, quando o trabalho manual deu lugar às máquinas e ao trabalho assalariado. A utilização do carvão como combustível também foi relevante, já que possibilitou o desenvolvimento da máquina à vapor.
2ª revolução industrial: da segunda metade do século 19 até a Segunda Guerra Mundial, houve o aprimoramento das tecnologias, o investimento em pesquisas e o uso do Petróleo como fonte de energia. 
3ª revolução industrial: a partir de meados do século 20 começou a revolução industrial marcada pelo avanço científico e pela globalização.
4ª revolução industrial: inteligência artificial, big data, realidade aumentada, impressão 3D, internet das coisas. Além de todas as novas tecnologias estarem inclusas nos processos industriais no início do século 21, transformam de maneira radical o modo de relacionamento e consumo de toda a sociedade. 

E QUAL A IMPORTÂNCIA DISSO NO SEU DIA A DIA?

Informação em tempo real, algoritmos, aplicativos que mudam a forma de consumirmos e nos relacionarmos. Tudo isso já tão inserido no dia a dia de grande parte das pessoas está diretamente ligado à 4ª revolução industrial. 

As tecnologias disruptivas, claro, estão dentro das fábricas, fazendo das indústrias inteligentes. Sensores supervisionam processo produtivo; inteligência artificial faz o controle de qualidade com o mínimo de erro. E toda a informação gera dados capazes de ajudar os gestores nas tomadas de decisão de forma rápida e assertiva. 

E se por um lado toda essa tecnologia diminui a necessidade de postos de trabalho que realizam tarefas mecânicas, surge a necessidade ocupações para profissionais capazes de ler e interpretar todos esses novos dados gerados. 
Era 4.0 ? Você sabe o que é?