IEL 50 anos: novas perspectivas para a indústria

Descobrir talentos para a indústria, intermediando a colocação de estagiários nas empresas. Foi com essa missão principal que, em 21 de agosto de 1959, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) iniciou suas atividades no Paraná. Ao celebrar seus 50 anos, porém, o IEL vive uma nova realidade, em que ampliou significativamente suas atribuições. Integrante do Sistema Fiep, a instituição agregou novos serviços e soluções para atender às demandas e contribuir com o desenvolvimento do setor industrial.

Um dos focos atuais do IEL é a educação executiva, com cursos de graduação e pós-graduação que qualificam gestores para melhorarem a competitividade das indústrias. Por meio das Faculdades da Indústria, são ofertados cursos em parceria com o setor, oferecendo a formação necessária de acordo com as demandas dos profissionais e das empresas. Nesse contexto, destacam-se as formações ligadas aos mais modernos conceitos produtivos, como o MBA em Liderança para Transformação Digital e Indústria 4.0.

Outra inovação das Faculdades da Indústria permite aos profissionais que adaptem os cursos às suas necessidades. Isso é possível com a Pós Unique, uma pós-graduação semipresencial, com estrutura curricular 100% flexível, em que o estudante pode personalizar sua jornada de formação. Além do MBA em liderança para a Indústria 4.0, a Pós Unique oferece outros seis cursos: Gestão da Inovação; Gestão Empresarial; Gestão Estratégica de Pessoas; Controladoria e Finanças; Gestão de Projetos; e Gestão Educacional e Novas Tecnologias.

Novas demandas

Mais do que oferecer soluções educacionais que possibilitem o crescimento profissional de lideranças das indústrias, o IEL também é um dos braços do Sistema Fiep no processo de tornar o setor cada vez mais inovador. Para isso, junto com o Senai, oferece consultorias customizadas para a gestão da inovação.

Além disso, auxilia para que as empresas viabilizem financeiramente a inovação, ofertando apoio da análise de mercado até a entrega do projeto para financiamento. A instituição disponibiliza também treinamentos para quem deseja entender como mobilizar capital para desenvolver novos produtos, acelerar o crescimento da empresa, comprar equipamentos, entre outros. O trabalho da instituição também aproxima indústrias de universidades e startups, e os empresários contam com o suporte necessário para conhecer projetos que podem ser úteis em seus negócios.

Toda essa ampla atuação mostra que, ao completar 50 anos, o IEL cumpre plenamente a missão de atender as demandas e criar novas perspectivas para profissionais e a para a indústria do Paraná.

O IEL no Paraná

Conheça as modalidades de cursos ofertadas pela instituição e alguns números de sua atuação em 2018::

  • In Company

  • Extensão

  • EAD

  • Graduação

  • Pós-Graduação


  • 5.613 alunos capacitados

  • 3.690 estagiários inseridos no mercado de trabalho.


Para saber mais sobre os cursos e serviços, acesse ielpr.com.br.