Cursos gratuitos Sistema Fiep

Por meio de diversas modalidades, os alunos têm acesso a novas oportunidades de trabalho, enquanto as indústrias contam com profissionais cada vez mais qualificados, que trazem no currículo toda a experiência do Sesi e do Senai.

 

FIQUE LIGADO! SERÃO VÁRIOS CURSOS EM 2022.

Benefícios

Qualidade e experiência dentro das indústrias
Desenvolvimento social e econômico

Educação 4.0

Momentos de aprendizagem significativos em formatos diferentes da sala de aula tradicional, estimulando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e a preparação dos jovens para o futuro 4.0.

Reforço Escolar

Encontros semanais, no contraturno escolar, para o aprendizado cotidiano do raciocínio lógico aritmético, comunicação e expressão, além do desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Como funciona?

Por meio de parcerias firmadas com organizações da sociedade civil e do poder público.

Perfil dos estudantes:

Reforço Escolar

4º e 5º anos do Ensino Fundamental I de escolas públicas ou organizações da sociedade civil.

Educação de Jovens e Adultos - EJA

A Educação de Jovens e Adultos do Sesi no Paraná é a oportunidade para a comunidade local e funcionários da indústria concluírem o Ensino Fundamental ou Médio em uma instituição de qualidade.

Ensino Fundamental

Educação direcionada aos jovens, com 15 anos ou mais, que não conseguiram completar o Ensino Fundamental  (6º ao 9º ano). O tempo médio de conclusão é de dois anos. Durante esse período serão cursadas as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.

Ensino médio

Educação direcionada aos jovens, com 18 anos ou mais, que desejam retomar os estudos a partir do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). Para fazer a matrícula, o aluno precisa ter concluído o Ensino Fundamental. O tempo de conclusão é inferior ao regular e varia conforme a quantidade de disciplinas a serem cursadas, bem como dedicação e disponibilidade de tempo do aluno. Nessa etapa, as matérias cursadas são: História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Matemática, Química e Física.

Como funciona?

Trabalhadores das indústrias, dependentes e comunidade procuram as unidades do Sesi. Para as matrículas é necessário apresentar: cópia do RG e CPF, cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência e histórico original escolar do Ensino Fundamental I ou Ensino Fundamental II.

Perfil dos estudantes:

A partir de 18 anos, que desejam concluir o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.

Vem que vai!

Com os programas de educação profissional do Senai no Paraná, é possível começar mais cedo uma carreira de sucesso na indústria e construir um futuro promissor.

Aprendizagem industrial básica ou técnica

Os cursos de aprendizagem industrial do Senai oferecem a preparação ideal para capacitar jovens em profissões fundamentais para as indústrias.

Com o objetivo de investir na formação de jovens, de 14 a 24 anos, que possam iniciar uma carreira e contribuir para a produtividade e evolução da indústria,  as empresas devem indicar os jovens para serem capacitados por meio dos cursos de Aprendizagem Industrial do Senai. A contratação de aprendizes é obrigatória para médias e grandes empresas e, além de contribuir para o primeiro contato dos jovens com o mundo do trabalho, a formação técnico-profissional amplia as possibilidades de carreira e torna mais promissor o futuro da nova geração.

Qualificação profissional

Com duração média de 2 a 3 meses, são cursos que ensinam uma profissão reconhecida pelo mercado de trabalho. É ideal para quem busca uma nova carreira na indústria ou ainda para quem está à procura do primeiro emprego. Para participar, os interessados devem ter no mínimo 14 anos completos* e ter concluído o ensino fundamental – anos iniciais**. Procure uma Unidade Senai mais próxima e conheça todas as opções disponíveis.

*A idade mínima para matrícula pode variar de acordo com a área de atuação do curso.
**A escolaridade pode variar de acordo com o curso.

Aperfeiçoamento Profissional

Cursos rápidos, ideal para quem deseja ampliar, atualizar ou complementar competências profissionais, decorrentes de inovações tecnológicas e dos novos processos de produção e de gestão demandados pela indústria. Opções excelentes para quem deseja aquela promoção ou dar um upgrade na carreira.

Como funciona?

Aprendizagem Industrial Básica ou Técnica:

Duração
O curso tem duração máxima de 2 anos. Para alunos com deficiência, o período de contratação pode ser estendido.
Jornada de trabalho
A carga horária diária pode ser de 4h ou 6h, a depender da escolaridade do estudante.
Escolaridade
É preciso cursar a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou já ter concluído o Ensino Médio.
Direitos e benefícios
Os jovens aprendizes têm os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos demais empregados: férias, 13º salário, vale-transporte e FGTS.

O Senai realiza a matrícula nos cursos de Aprendizagem, após a empresa informar o jovem selecionado para a vaga de Aprendiz.
As empresas interessadas em matricular os jovens devem preencher o formulário abaixo.

 

Qualificação Profissional

Escolaridade

Idade mínima 14 anos e para alguns cursos 18 anos. Escolaridade a partir do Ensino Fundamental II. Os interessados podem procurar as unidades do Senai ou pelo site.

Soluções Socioeducacionais

O Sesi no Paraná promove ações voltada à diversidade e igualdade de acesso, desenvolvendo competências essenciais para a inclusão e ascensão de jovens no mercado de trabalho.

Programa ViraVida

Preparação de adolescentes e jovens, de 15 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, a fim de garantir direitos fundamentais por meio do  incentivo à elevação da escolaridade, desenvolvimento socioemocional, incluindo noções de autogestão para educação profissional e ingresso no mercado de trabalho como jovem aprendiz.

Programa Jovens Negros e Negras no Mundo do Trabalho

Desenvolvimento pessoal e profissional de jovens negros e negras, oportunizando a garantia de direitos, empoderamento, inclusão e a profissionalização em parceria com a indústria.

Como funciona?

Programa ViraVida

As empresas, Rede de Proteção de Curitiba e RMC, Foz do Iguaçu ou Santa Terezinha de Itaipu podem entrar em contato para firmar parceria.

Programa Jovens Negros e Negras no Mundo do Trabalho

As empresas entram em contato para firmar parceria.

Perfil dos estudantes:

Programa ViraVida
Jovens de 15 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social.
Programa Jovens Negros e Negras no Mundo do Trabalho
Jovens de 15 a 21 anos com autodeclaração racial preta ou parda.

Contato

Todas as iniciativas de Gratuidade visam melhorar a vida das pessoas e fortalecer as indústrias paranaenses, democratizando o acesso à educação e a direitos fundamentais.