Atendendo a uma demanda da indústria e da sociedade, o Sistema Fiep, por meio do Sesi e do Senai, oferece cursos gratuitos em diferentes eixos educacionais que colaboram para a inclusão de jovens e adultos no mundo do trabalho. Oferecemos oportunidades para pessoas de baixa renda encontrarem boas profissões e atuarem como protagonistas no desenvolvimento econômico e social do nosso país.

Nossos cursos

Nossas modalidades

Confira abaixo mais informações sobre as modalidades educacionais gratuitas ofertadas pelo Sesi e pelo Senai no Paraná. Após identificar a solução mais adequada à sua necessidade, clique aqui para encontrar o curso ideal para você.

Senai

Educação Profissional

Qualificação
Profissional

Com duração média de 2 a 3 meses, os cursos de Qualificação Profissional do Senai ensinam profissões reconhecidas pelo mercado de trabalho. São ideais para quem busca uma nova carreira na indústria ou ainda para quem está à procura do primeiro emprego.

Para participar, os interessados devem ter no mínimo 14 anos completos* e terem concluído os anos iniciais do ensino fundamental**.

*A idade mínima para matrícula pode variar de acordo com a área de atuação do curso.
**A escolaridade pode variar de acordo com o curso.

Cursos
Técnicos

Os Cursos Técnicos do Senai ajudam as pessoas que já finalizaram ou estão finalizando o Ensino Médio a conquistar, em até dois anos, uma profissão valorizada pelo mercado de trabalho e um diploma que abre muitas portas na indústria.

São formações ofertadas de acordo com as necessidades e as tendências do setor, que proporcionam aos alunos conceitos, metodologias e práticas de aprendizado totalmente alinhadas com a realidade dentro das indústrias.

Aperfeiçoamento
Profissional

Os cursos de Aperfeiçoamento Profissional do Senai possuem curta duração e são ideais para quem deseja ampliar, atualizar ou complementar as habilidades profissionais.

São opções que ajudam profissionais em busca de evolução profissional ou até mesmo aqueles preocupados em manter a relevância de suas atividades frente às inovações tecnológicas e novos processos de produção e de gestão que surgem com recorrência na indústria.

Sesi

Educação Básica e
Educação Continuada

Educação
Continuada

Cursos, palestras e programas de capacitação para quem quer crescer na vida e no trabalho.

A Educação Continuada do Sesi no Paraná oferece cursos em diversas categorias para atualizar e instruir profissionais de indústrias de todos os portes e segmentos. A Educação Continuada consiste em um processo de constante qualificação do trabalhador.

São cursos, palestras, seminários, oficinas e ações educativas que levam mais conhecimento e capacitação para jovens e adultos. As ações podem ser realizadas in company, nos sindicatos, nas unidades do Sesi em todo o estado ou também a distância. Além disso, o Sesi pode desenvolver um curso ou programa de acordo com as necessidades das empresas. Com a Educação Continuada do Sesi, o colaborador estará apto para enfrentar os desafios da indústria.

Educação de
Jovens e Adultos - EJA

Ensino Fundamental
Educação direcionada aos jovens, com 18 anos ou mais, que não conseguiram completar o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O tempo médio de conclusão é de dois anos. Durante esse período são cursadas as disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.

Ensino Médio
Educação direcionada aos jovens, com 18 anos ou mais, que desejam retomar os estudos a partir do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). Para fazer a matrícula, o aluno precisa ter concluído o Ensino Fundamental. O tempo de conclusão é inferior ao regular e varia conforme a quantidade de disciplinas a serem cursadas, bem como dedicação e disponibilidade de tempo do aluno. Nessa etapa, as matérias cursadas são: História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Matemática, Química e Física.

Tire suas dúvidas

1. Os cursos são 100% gratuitos? Por que o Sistema Fiep oferta vagas gratuitas?

Por meio do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Sistema Fiep oferta alguns serviços gratuitos para a indústria e a comunidade. Todas as iniciativas de Gratuidade do Sistema Fiep visam melhorar a vida das pessoas e fortalecer as indústrias paranaenses, democratizando o acesso à educação e a direitos fundamentais. Unindo formação empreendedora, professores experientes e unidades espalhadas por diversas cidades no Paraná, o Sistema Fiep prepara jovens e adultos para os desafios acadêmicos e profissionais.

O Sesi investe 33,33% da sua Receita Líquida de Contribuição Compulsória Geral para viabilizar as atividades de Educação, sendo a metade destinada para a oferta de vagas gratuitas nos Cursos de Educação Básica e Continuada e o Senai destina 66,66% da sua Receita Líquida de Contribuição Compulsória Geral para viabilizar a oferta de vagas gratuitas nos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada.

Todas as vagas ofertadas em Gratuidade pelo Sistema Fiep são 100% gratuitas, inclusive a inscrição que não exige nenhuma taxa.

2. Quem pode se candidatar nas vagas gratuitas ofertadas pelo Sistema Fiep?

As vagas de gratuidade do Sesi são destinadas aos trabalhadores e seus dependentes, pessoas da comunidade com baixa renda que, preferencialmente, que venham da rede pública de ensino ou de instituições privadas de ensino na condição de bolsistas integral. Para a confirmação da matrícula é necessário o atendimento de todos os pré-requisitos, de acordo com os critérios de seleção.

As vagas de gratuidade do Senai são destinadas às pessoas de baixa renda, preferencialmente, trabalhadores, empregados ou desempregados, matriculados ou que tenham concluído a educação básica. Para a confirmação da matrícula é necessário o atendimento a todos os pré-requisitos, de acordo com os critérios de seleção.

3. É necessário comprovar minha renda para me inscrever em um curso gratuito?

Para vagas de Gratuidade Sesi

Atualmente, o processo de autodeclaração é realizado por meio do termo de aceite on-line, no Portal da Transparência (durante o ato de inscrição), sem a necessidade de assinatura do documento na unidade. Sendo assim, não é necessária a apresentação de nenhum documento com o objetivo de comprovar a renda do aluno, exceto para os alunos enquadrados nas situações* abaixo:

  • Pessoas que cursam ou cursaram educação básica em escola pública, ou em instituições privadas na condição de bolsistas integral;
  • Pessoas beneficiários de vagas gratuitas nos serviços sociais autônomos;
  • Alunos regularmente matriculados na educação básica na condição de articulação curricular com educação profissional;
  • Pessoas que tenham registro ou sejam membros de família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. Nesses casos o aluno deverá apresentar documento comprobatório da situação.

*Conforme Resolução do Conselho Nacional do SESI 0036/2014.

Para vagas de Gratuidade Senai

Atualmente, o processo de autodeclaração é realizado por meio do termo de aceite on-line, no Portal da Transparência (durante o ato de inscrição), sem a necessidade de assinatura do documento na unidade. Sendo assim, não é necessária a apresentação de nenhum documento com o objetivo de comprovar a renda do aluno.

4. Existe algum processo de seleção dos candidatos?

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, ou via processo seletivo quando for o caso. Fique atento ao nosso site da gratuidade pois todas as vagas serão divulgadas por aqui.

Obs.: Para alguns produtos do Senai a seleção dos candidatos é realizada pelas empresas (ex. Aprendizagem Industrial e Emprega Mais).

5. Quais documentos são necessários para inscrição?

De modo geral, no momento da inscrição o candidato deverá anexar, sob forma de fotocópia simples legível em qualquer um dos formatos: pdf; ppt; word; xls; pdf; pptx; doc; docx; xlsx; jpeg os documentos abaixo relacionados.

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência atualizado

*Caso seja menor de 18 anos, o candidato deverá anexar também o RG e CPF do responsável.

Para Cursos Técnicos também é exigido comprovante de matrícula no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos correspondente ao Ensino Médio, ou Histórico Escolar de Conclusão destes.

Não é necessária a apresentação de nenhum documento com o objetivo de comprovar a renda do aluno.

6. Se eu não tiver toda a documentação necessária para realizar a inscrição, posso fazer mesmo assim?

Caso não possua toda a documentação necessária para efetivar a sua inscrição, entre em contato com a secretaria da unidade em que pretende realizar o curso, para análise de viabilidade de efetivação da matrícula, ou ligue no (41) 3271-9138. 

7. Após a inscrição, preciso comparecer presencialmente na unidade para efetivar a matrícula?

A inscrição se refere apenas a uma pré-matrícula, o que não garante a vaga do candidato. Para garantir a vaga, o candidato deve entrar em contato com a unidade até a data definida conforme Comprovante de Inscrição, a fim de enviar e/ou validar a documentação necessária para efetivação da matrícula no curso e assinar o Contrato de Prestação de Serviços. Jovens menores de 18 anos, deverão ir acompanhados do responsável legal para assinatura do contrato educacional.

Caso o candidato não cumpra com o prazo estipulado, a unidade poderá ofertar a vaga para outro interessado.

Para alguns cursos, a unidade entrará em contato para informar a necessidade da formalização presencial para efetivação da matrícula.

8. Como saber se consegui concluir minha inscrição?
A inscrição no curso escolhido só é efetivada após o candidato confirmar todos os dados pessoais preenchidos e assinar digitalmente a autodeclaração de baixa renda. Após a confirmação o candidato receberá um Comprovante de Inscrição.
Caso necessite de uma 2ª via do Comprovante de Inscrição o candidato poderá acessar novamente o link de inscrição > Inscrições > “Para você que já é candidato 2ª via comprovante”.
Informações complementares poderão ser obtidas por e-mail: gestaogratuidade@sistemafiep.org.br ou WhatsApp: (41) 3271-9138

Fale conosco