Aperfeiçoamento Profissional em NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade - Básico - Reciclagem


Desenvolver nos participantes competências que permitam executar suas atividades relacionadas à eletricidade de forma segura e de acordo com a legislação.

O CURSO

Reciclar os participantes sobre a Norma Regulamentadora NR 10, a qual informa as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação e, ainda a segurança de usuários e terceiros.


O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

- Normas e legislação - Normas Técnicas Brasileiras
- NBR da Associação Brasileira de Normas Técnicas: NBR 5410
- NBR 14039 e outras, Regulamentações do MTE, NRs
- Conceito básico
- Aplicabilidade
- NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade
- Qualificação, habilitação, capacitação e autorização: níveis de atuação, responsabilidades, autorizações e periodicidade de treinamento
- Responsabilidades: documentação, treinamento, perante sistema legal, entidade de classe. Riscos elétricos: Introdução à segurança com eletricidade: histórico do setor elétrico, organizações voltadas a prevenção de acidentes
- Riscos em instalações e serviços com eletricidade: o choque elétrico, mecanismos e efeitos, arcos elétricos, queimaduras e queda, campos eletromagnéticos. Técnicas de análise de risco: Análise Preliminar de Riscos e Análise Preliminar de Perigos. Medidas de controle do risco elétrico: Desenergização, aterramento funcional (TN/TT/IT), de proteção, temporário, equipotencialização, seccionamento automático da alimentação, dispositivos a corrente de fuga, extra baixa tensão, barreiras e invólucros, bloqueios e impedimentos, obstáculos e anteparos, isolamento das partes vivas, isolação dupla ou reforçada, colocação fora de alcance, separação elétrica. Equipamentos de proteção coletiva. Equipamentos de proteção individual. Rotinas de trabalho: procedimentos, instalações desenergizadas, liberação para serviços sinalização, inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento. Documentação de instalações elétricas. Riscos adicionais: altura, ambientes confinados, áreas classificadas, umidade, condições atmosféricas. Acidentes de origem elétrica: causas diretas e indiretas, discussão de casos. Prevenção e Combate a Incêndios. Noções básicas: triângulo e quadrilátero do fogo, classe de incêndio, medidas preventivas: inspeção dos agentes extintores, armazenamento de materiais e das instalações, noções de manutenção de instalações elétricas, dispositivo de proteção e segurança, portas corta fogo, detectores de calor e fumaça, métodos de extinção: abafamento, resfriamento, remoção, quebra da cadeia química do fogo
- Prática: extinção de fogo em queimador de GLP com uso de extintores de CO2 (adequado ao tratamento de resíduos exigido pelo Paraná). Primeiros Socorros: regras universais de primeiros socorros, avaliação inicial da vítima, avaliação dos sinais vitais, parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, queimaduras, hemorragias, ferimentos, fraturas, emergências clínicas, técnicas para remoção e transporte de acidentados, práticas. ESTE CURSO TEM VALIDADE DE DOIS ANOS APÓS SUA DATA DE CONCLUSÃOEmpresa Atendida: Brasil Foods (BRF).


POR QUE O SENAI É A MELHOR ESCOLHA?

- Mais possibilidades de conquistar um emprego ou uma promoção
- Infraestrutura com laboratórios equipados e com materiais para aprendizado inclusos
- É rápido conquistar um diploma de qualidade
- As empresas confiam em quem faz Senai
- Professores com grande experiência no mercado
- Aulas teóricas e práticas. Aqui você aprende fazendo
- Descontos para quem trabalha na indústria


REQUISITOS PARA COMEÇAR

- Ensino Fundamental Completo. Indicados pela BRF S.A.; Certificado de conclusão do curso: NR 10-Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade -Básico.
- Comprovante de Residência
- CPF do Aluno
- RG do Aluno


*O Sistema Fiep reserva-se o direito de cancelar as turmas caso não haja número mínimo de inscritos ou em caso de força maior.
**Pré-matrícula e/ou matrícula sujeita a análise de crédito, no ato da sua efetivação.
Para mais informações sobre este curso, escolha uma cidade e o turno:
Presencial
O Sistema Fiep oferece diversas soluções em educação, do ensino infantil à formação executiva. Conheça todas as opções.