Sobre

A preocupação com o uso indevido de álcool e outras drogas é uma constante. Cada vez mais, os dados sobre drogadição, desestruturação familiar, violência doméstica, faltas ao trabalho, baixa produtividade, entre outros problemas agravados pela dependência química levam a sociedade a buscar soluções de prevenção e tratamento.

Os dados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (INPAD, 2013) atestam a necessidade de iniciativas voltadas à prevenção do uso abusivo de substâncias psicoativas, com vistas a reduzir os custos humanos e sociais da dependência química, além de despesas com a saúde do trabalhador. Essas iniciativas devem envolver a sociedade como um todo, estando alinhadas às políticas públicas de saúde e atingindo as mais diferentes camadas sociais, inclusive as empresas.

Para serem mais efetivos, recomenda-se que os programas sejam integrados a iniciativas mais amplas de promoção da saúde e segurança no trabalho, desenvolvimento de pessoas, educação dos trabalhadores, entre outros.

É por essa razão que o Sesi no Paraná desenvolveu o eixo de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas do Programa Sesi Cuide-se +. Fundamentado nas recomendações da OIT e do Sesi no Rio Grande do Sul/UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), o programa parte da premissa de que a dependência química é um problema de saúde que pode ser evitado.

Nessa perspectiva, o Sesi no Paraná assessora a empresa na elaboração de uma série de iniciativas que atingem todo o corpo funcional, estimulando os trabalhadores saudáveis a manterem-se bem, e oferecendo orientações sobre como líderes e organizações podem lidar com o tema.


ENTRE EM CONTATO
Quer saber mais? Preencha o FORMULÁRIO DE INTERESSE para entrarmos em contato ou consulte a unidade mais próxima.
Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.