Hipertensão
De acordo com a American Heart Association, é a doença crônica que ocasiona o maior número de consultas nos sistemas de saúde.

Hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão nas artérias, o que faz com que o coração exerça maior esforço do que o necessário para fazer circular o sangue pelos vasos sanguíneos. A pressão sanguínea envolve duas medidas, sistólica e diastólica, referentes ao período em que o músculo cardíaco está contraído (sistólica) ou relaxado (diastólica). A pressão normal em repouso situa-se entre os 100 e 140 mmHg para a sistólica e entre 60 e 90 mmHg para a diastólica. 

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, tromboembólico ou hemorrágico, enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial, doença arterial periférica, além de ser uma das causas de insuficiência renal crônica e insuficiência cardíaca. Mesmo moderado, o aumento da pressão sanguínea arterial está associado à redução da esperança de vida. 

No caso dos hipertensos, uma das primeiras mudanças que devem ser adotadas é a redução significativa do sal e de gorduras, além do controle do peso corporal. Por isso, hábitos alimentares saudáveis aliados às atividades físicas são essenciais para o controle da hipertensão arterial.

Alguns alimentos também ajudam a controlar a pressão, como frutas, carnes magras, cereais integrais, legumes, oleaginosas, frutas secas, coco, leites e muito mais. A prática regular de exercícios físicos é essencial para todas as pessoas, e quem já tem problemas cardiovasculares precisa ter orientação médica e acompanhamento de um profissional da área. 

Embora a hipertensão arterial crônica não tenha cura, ela pode ser controlada quando realizado o tratamento corretamente. É importante a terapia não só com medicamentos quando necessário, mas com medidas de bons hábitos alimentares e atividade física.


ENTRE EM CONTATO
Quer saber mais? Preencha o FORMULÁRIO DE INTERESSE para entrarmos em contato ou consulte a unidade mais próxima.
Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.