Doenças e Obesidade
Você sabia?

Mais da metade dos brasileiros está acima do peso e 18,9% da população está com obesidade, segundo o Ministério da Saúde (2017), o que está relacionado com a redução da qualidade de vida, da expectativa de vida e o aumento da mortalidade.

Muitos estudos associam a obesidade a um aumento da prevalência de várias doenças que pioram da qualidade e expectativa de vida e aumentam a mortalidade. A boa notícia é que muitos estudos confirmam que a perda de peso, em pelo menos 5%, leva à melhora dessas doenças, reduzindo os fatores de risco e a mortalidade.  

O aumento no consumo de alimentos processados, de alta densidade energética (muito calóricos), com elevados teores de gorduras e carboidratos, além do sedentarismo, são as causas principais da obesidade. Analisando os padrões de consumo da população brasileira, autores observaram que houve uma redução de 30% no consumo de arroz com feijão e um aumento de 268% no de refrigerantes.

Saiba mais: Os programas corporativos de redução de peso dão um retorno de US$ 5 para cada US$1 investido.

VOCÊ FAZ PARTE DA ESTATÍSTICA?

O índice de massa corporal, também conhecido como IMC, é a medida mais usada para saber se um indivíduo é ou não obeso. Calcula-se o IMC a partir da relação entre o peso e a estatura, conforme a fórmula abaixo: 

IMC = peso/altura2

IMC = | CLASSIFICAÇÃO

Menor do que 18,5 | Baixo peso

De 18,5 a 24,9 | Normal

De 25 a 30 | Sobrepeso

Maior que 30 | Obesidade

O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, disponibiliza soluções em promoção da saúde, como atividade física, oficinas e palestras sobre alimentação saudável, além de atendimento individual do trabalhador da indústria.


ENTRE EM CONTATO
Quer saber mais? Preencha o FORMULÁRIO DE INTERESSE para entrarmos em contato ou consulte a unidade mais próxima.
Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.