Mudanças de Hábitos
Crescimento das doenças crônicas não transmissíveis é reflexo das mudanças no estilo de vida da população brasileira.

O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, tem o papel primordial de apoiar as indústrias do estado do Paraná a buscarem ações preventivas focadas na promoção da saúde dos seus trabalhadores, a fim de obterem maiores resultados, tanto do seu ambiente laboral, com ações e atividades que promovam este universo, bem como na busca da redução de custos ligados a saúde. 

Em pesquisa realizada pelo Sesi em 2016, a partir do levantamento de informações do Sistema de Avaliação do Estilo de Vida e Produtividade (SAEVP), identificou-se que a média de trabalhadores inativos fisicamente no Paraná aumentou de 37,33% em 2015 para 39,18% em 2016. Verificou-se ainda um alto percentual de trabalhadores inativos fisicamente nos deslocamentos, cerca de 78,98%. 

Numa nova concepção, o comportamento sedentário não pode ser explicado como a ausência de atividade física, mas, sim, de diferentes atividades que envolvam tempo sentado e atividades com um gasto energético baixo. 

Novos achados epidemiológicos sugerem que longas jornadas de tempo sentado têm efeitos deletérios para a saúde cardiovascular e apresentam uma relação com taxas de mortalidade, mesmo entre indivíduos que são considerados fisicamente ativos de acordo com as recomendações atuais de atividade física. 

Nesse sentido, passou-se a refletir que o comportamento sedentário pode ser um importante fator de risco à saúde das pessoas, e que aumentar a prática de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, simplesmente, pode não ser suficiente para alcançar a plenitude de benefícios para saúde e qualidade de vida.

Necessitamos desta forma, então, além de realizarmos a quantidade de atividade física mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (150 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana ou 75 minutos de intensidade vigorosa de atividade física aeróbica por semana), reduzir com maior efetividade a quantidade de tempo sentados em nossas atividades diárias. 

O Programa Sesi Cuide-se +que busca levar qualidade de vida para o trabalhador da indústria paranaense por meio da prevenção e da educação. O programa tem como foco contribuir para a redução da incidência de acidentes, das ocorrências de situação de risco, dos índices de absenteísmo e licenças por doenças na empresa, a partir da educação para a valorização da vida. Sendo que os serviços ofertados por meio da utilização de ferramentas específicas, são capazes de atender às necessidades das indústrias, em relação aos seus processos de tomada de decisão.


ENTRE EM CONTATO
Quer saber mais? Preencha o FORMULÁRIO DE INTERESSE para entrarmos em contato ou consulte a unidade mais próxima.
Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.