Sobre

O eixo Estímulo a Atividades Físicas do Programa Cuide-se + oferece às indústrias do estado do Paraná soluções integradas que envolvem a prática regular de atividades físicas pelos trabalhadores, a fim de contribuir para a promoção da saúde e a melhora da qualidade de vida.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sesi em 2016, com informações do Sistema de Avaliação do Estilo de Vida e Produtividade (SAEVP), a média de trabalhadores inativos fisicamente no Paraná aumentou de 37,33% em 2015 para 39,18% em 2016.

O indicador é relevante porque o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como diabetes tipo 2, hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade, doença cardiovascular, osteoporose, algumas formas de câncer (colo e mama), cálculos biliares e depressão. Soma-se o fato de que as taxas de sobrepeso e obesidade, também fatores de risco, nas empresas no Brasil variam entre 40% e 60%.

A prática regular de exercícios físicos tem efeitos benéficos na prevenção e no tratamento de algumas doenças, como hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade, sendo um dos principais remédios para a manutenção da saúde dos indivíduos. Além disso, pesquisas apontam que funcionários ativos fisicamente têm redução média de dois a cinco dias/ano de afastamento, o que comprova que investir em ações preventivas são assertivas na redução do absenteísmo e no aumento da produtividade.


ENTRE EM CONTATO
Quer saber mais? Preencha o FORMULÁRIO DE INTERESSE para entrarmos em contato ou consulte a unidade mais próxima.
Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.