Compliance e cultura organizacional

Em artigo publicado na sua rede profissional, o Gerente de Riscos e Compliance do Sistema Fiep, Rodrigo Zani Soares, ressalta a imprescindibilidade que o compliance tem adquirido no mundo corporativo, impactando a cultura organizacional e os negócios das empresas. Cada vez mais, instituições reconhecidas por sua estrutura e atuação ética e transparente têm sido priorizadas por clientes e fornecedores, tornando o compliance uma vantagem competitiva. 
O processo de construção e manutenção de uma boa reputação, no entanto, não tem sido facilmente trilhado por algumas empresas. Isso porque, a transparência e a integridade dependem não apenas de estar em conformidade com os aspectos legais, mas demandam um compromisso interno e a implementação de uma cultura de compliance na organização. Segundo Rodrigo Zani, "[...] existe uma diferença entre estar em compliance com leis e regulamentos e ser compliance, conceito que abrange principalmente o agir em conformidade como pilar para a ética e a idoneidade em todas as atitudes."
Em maio deste ano, o Programa de Integridade do Sistema Fiep completou seu primeiro ano desde sua implementação. Para além dos compromissos e iniciativas externas empreendidas pela instituição, o trabalho com os colaboradores tem sido um dos pilares para o fortalecimento de uma cultura de compliance e para a construção de uma instituição cada vez mais ética e transparente.