Mobilização pelo Emprego e Produtividade

Como representante do setor industrial paranaense, o Sistema Fiep busca, permanentemente, a articulação com diferentes esferas para alcançar um ambiente mais favorável para a realização de negócios, a competitividade das empresas e a geração de empregos e renda no país. Dentro dessa atuação, a entidade recebe, nesta semana, o lançamento no Paraná do programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos.

Iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), o programa é realizado também em parceria com os governos estaduais e o Sebrae. O objetivo da iniciativa, que vai percorrer todas as unidades da federação, é mapear os entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia local e apresentar soluções em prol da competitividade. O Paraná é o terceiro estado a receber o evento.

Prioridades - Com os encontros, que reúnem empresários, empreendedores, gestores públicos estaduais e municipais, a Sepec pretende traçar medidas que contribuam para a retomada do crescimento econômico. No Paraná, cerca de 300 empresários, dos mais diversos setores e de empresas de todos os portes, são esperados para a plenária de lançamento da mobilização, que acontece na manhã de quinta-feira (13), no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. Também participam o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e autoridades locais.

Na ocasião, também será lançado no Paraná o web aplicativo Mobiliza Brasil. Por esse canal, os empresários podem sugerir melhorias para o ambiente de negócios de sua localidade. A ferramenta permite reunir sugestões e organizar dados que servirão de subsídios para a elaboração de políticas públicas.

 

 

Lei Geral de Proteção de Dados

Também nesta semana, o Sistema Fiep promove, na terça-feira (11), a partir das 18 horas, o Workshop sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com a nova legislação, que entra em vigor em agosto de 2020, todas as empresas deverão especificar os dados pessoais coletados ? quais são, por que os coletam e com qual finalidade ?, bem como contar com um DPO (Data Protection Officer, ou encarregado de dados, em tradução livre).

Esse profissional, que pode ser da própria empresa ou um consultor externo, é responsável por administrar o fluxo de informação nas organizações, desde sua coleta até seu tratamento. Outras ações necessárias são ter um plano de crise para o caso de vazamento de informações e treinar todos os colaboradores, para que evitem vazamentos e saibam lidar com essas situações. As empresas que não se adequarem às novas exigências estão sujeitas a autuações que podem resultar em multas de até 2% do faturamento bruto anual, limitadas a R$ 50 milhões.

Entre os palestrantes do workshop estão advogados e especialistas na área, que detalharão as exigências da LGPD, a fiscalização, o impacto que a nova lei pode ter nas operações e tecnologias e como a proteção de dados já é aplicada na prática.