Um panorama dos modelos de negócios nos últimos 20 anos por Eugênio Pimenta

18/07/2019

Em 20 anos, o mundo passou por diversas mudanças. Nos anos 2000, cerca de 4% da população mundial tinha acesso à internet – o que chegava a mais ou menos 248 milhões de pessoas. Hoje, esse número se aproxima a quase 4 bilhões, ou seja: mais da metade da população está conectada. Os e-mails chegaram ao ápice até serem substituídos por ferramentas de conversação como o ICQ e MSN. As redes sociais começaram a aparecer: em 2004 foi criado o Facebook, no ano seguinte o Youtube, em 2006, o Twitter e em 2010 foi a vez do Instagram. Em 2007, a Apple trouxe uma revolução chamada Iphone, com um aparelho que inclui inúmeras funções que substituem tantas outras ferramentas e serviços.

O cenário de empresas consolidadas dos setores público e privado, com uma sociedade em tanta transformação, também mudou. Companhias de peso deram espaço a novos modelos de negócios como Startups. E foi este o tema principal da palestra de Eugênio Pimenta, Diretor do Centro de Inovação da Cisco/Teletex, no evento Jornada Digital, promovido pelo Sistema Fiep nos dias 16 e 17 de julho. “O mundo hiperconectado” provocou alterações em diferentes setores. Nos anos 2000, era fácil saber quem eram as grandes empresas – no ramo de telecomunicações, por exemplo, havia principalmente a Intelig e a Embratel 21, sua principal concorrente. Ambas foram responsáveis pelo maior investimento em mídia paga do ano e isto era um dos principais motivos de serem conhecidas.

Com a revolução tecnológica e o surgimento das Startups, Eugênio esclarece que ficou muito mais difícil entender quem detém um mercado x ou y. Atualmente, empresas ‘unicórnio’ como a 99, Nubank, Pagseguro e iFood, crescem a uma escala exponencial. Em sua palestra, o especialista demonstrou as diferenças entre Startups e líderes de mercado. “As companhias tradicionais geralmente obtêm mais capital, maior força de marca e um número maior de clientes. De outro lado estão as Startups, com uma facilidade maior para inovação, mais agilidade, mais possibilidades de experimentação e risco menor caso algo dê errado”, explica. Além disso, entre os principais benefícios das empresas de inovação são as “Digital Bussiness Abilities”: habilidades para monitorar mudanças no ambiente de negócios e de tomar rápidas decisões.

As mudanças não param por aí

O Diretor também explicou, durante sua palestra, como as companhias podem aproveitar esse mercado cada vez mais inovador e se preparar para revoluções em seus negócios.  Fique atento: segundo Eugênio, as próximas grandes mudanças na tecnologia envolvem, na internet, o Wi-Fi 6 e o 5G, nos computadores, os GPUs (computação acelerada por placas de vídeo) de alta capacidade de processamento, e o Edge Computing, a computação de borda.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, foi realizada a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresentou soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de segurança e saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.

CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da Jornada Digital do Sistema Fiep.