Tecnologia e educação devem estar aliadas para preparar o profissional do futuro

18/07/2019

Como preparar um profissional para enfrentar os desafios do mercado de trabalho num cenário de indústria 4.0? Segundo Oscar Yukio Isayama, coordenador de Engenharia e Operações da Festo Brasil, para que os trabalhadores possam se adequar às novas tecnologias, é fundamental estar atualizado e qualificado. Para isso, é importante que instituições de ensino e também empresas invistam em novos formatos de ensino, por exemplo o ensino híbrido que incentiva a autonomia dos estudantes e os coloca num papel central. Além disso, a tecnologia é usada a favor da educação. “O jovem que está saindo de uma graduação ou de um curso técnico fará parte da transformação digital e precisa estar preparado para isso. Por isso é importante que a tecnologia esteja presente nos processos de aprendizagem e que todos trabalhem em conjunto para qualificar esses profissionais”, explica Oscar.

Em sua palestra durante o segundo dia da Jornada Digital, Oscar apresentou o CIROS@, um software que realiza simulações com o objetivo de promover o aumento da produtividade no ensino profissional. Na ferramenta é possível vivenciar os desafios da indústria e colocar o aluno dentro desses ambientes, para que ele entenda como o mercado de trabalho realmente funciona. Além disso, o estudante pode fazer estudos e pesquisas mais avançados e analisar os cenários. “Pelo software é possível planejar recursos, realizar processamento de ordens de produção, definição de part-list de produtos, fazer o cadastro de clientes e custos. Além disso, a ferramenta disponibiliza a visualização 3D que permite a análise de produção em ambientes industriais, programação de controladores industriais e modelagem 3D”.

Entre 2019 e 2023 espera-se que novas tecnologias sejam aplicadas na educação como o ensino móvel, tecnologias analíticas, realidades mistas, inteligência artificial, blockchain e assistentes virtuais. Mas para Oscar, antes disso alguns desafios precisam ser enfrentados, como: melhora na fluência digital, aumento de experiências de aprendizagem digital, adequar estratégias com Edtechs, realizar o preenchimento de gaps, promover a equidade digital e fazer uma revisão da prática do ensino.

 

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, foi realizada a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresentou soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de segurança e saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.

CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da Jornada Digital do Sistema Fiep.