Tecnologia como solução e oportunidade para educação

18/07/2019

Uma pulseira com sensor que ajuda deficientes visuais a se locomoverem livremente criado por Maria Eduarda Pessoa da Silva e Vinicius Bail, egressos do Senai no Paraná unidade de Guarapuava; biossensores nanoestruturados para verificação da qualidade da carne bovina desenvolvidos pelas alunas Larissa Adams, Melissa Lopes Lunardi e Nicole Adams do Colégio Sesi de Curitiba, unidade CIC e o case de Leandro Moreira, estudante do Senai no Paraná, unidade de Londrina que irá representar o Brasil na WorldSkills Competition, na Rússia, competindo na modalidade de Computação em Nuvem. Estes foram os exemplos de tecnologia aplicada à educação utilizados por Giovana Chimentão Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, em sua palestra “Os desafios na formação na era da transformação digital”, realizada nesta quarta (17) no evento Jornada Digital.

A transformação digital não está restrita apenas aos profissionais de tecnologia da informação e à digitalização de processos dentro das indústrias. Seus efeitos alcançam diferentes setores e públicos, incluindo a área de educação. E os exemplos apresentados por Giovana, mostraram o quanto a aquisição de informação não é mais o obstáculo para desenvolver novas tecnologias. “Educação tem tudo a ver com a transformação digital. Todos esses estudantes tinham uma dor e encontraram, na tecnologia, uma solução para essa dor”, esclarece a gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.

Na apresentação, Giovana também mencionou as três grandes revoluções industriais e abordou a indústria 4.0 – mostrando qual o cenário da inovação no Brasil, de acordo com pesquisas da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além disso, trouxe um panorama da sociedade em que vivemos, mostrando dados sobre a longevidade da população, diversidade cultural, papel da mulher no mercado de trabalho, novos arranjos familiares, formatos flexíveis de trabalho e novos modelos de negócios.

A partir das tecnologias, a educação assume outro papel na vida do indivíduo: está mais digital, mais flexível e híbrida, sendo que a programação e o pensamento computacional já viraram segunda língua. Neste quesito, Giovana ressalta que atualmente o aprendizado deve ser feito ao longo da vida e de forma customizada, buscando novos mindsets. “Para inovar na educação é preciso que o aluno tenha acesso, oportunidades e seja protagonista”, destaca.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, foi realizada a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresentou soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de segurança e saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.

CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da Jornada Digital do Sistema Fiep.