Desconstruir faz parte do processo de inovação

18/07/2019

A Jornada Digital do Sistema Fiep veio para modificar a forma de pensar e usar tecnologia dentro das organizações. Com o tema “Experiências transformadoras para a indústria” o evento apresenta estratégias e soluções de empresas que estão à frente quando o assunto é digitalização dos processos nas áreas de segurança e saúde, educação e produtividade.

O fenômeno da digitalização é uma realidade em todos os setores da sociedade. Este é um cenário que converge rapidamente para a mudança da relação entre empresas e consumidores, que exigem respostas cada vez mais rápidas e produtos e serviços mais inteligentes. E, quando falamos em transformação digital, é possível fazer analogia à vida pessoal de cada indivíduo.

“Quando as pessoas querem criar algo diferente e que seja útil, é preciso que elas passem por um processo de desconstrução pessoal. É dessa forma que acontece a evolução e a inovação. Isso não está restrito apenas ao nosso comportamento como indivíduos, esse processo também deve acontecer dentro das empresas, para que elas continuem competitivas ” comentou, José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai no Paraná, durante a abertura do segundo dia de evento.

Para fundamentar a temática do processo de desconstrução para inovação, a Jornada Digital recebeu Thiago Viola, Head of Cloud Platform Enterprise Business da IBM Brasil. “Ao falar em transformação digital, estamos falando de um movimento que permeia diferentes indústrias e produtos de maneira muito abrangente. O segredo desse processo é entender as experiências, e isso acontece quando as empresas conhecem maneiras diferentes e também corretas de abordar os seus consumidores”, explica Thiago.

Conhecer o consumidor é gerar dados

Todas as ações que as empresas desenvolvem e a forma que elas impactam as pessoas são passíveis de monitoramento e podem ser mapeadas para gerar um banco de dados com informações sobre o comportamento desses consumidores. Segundo uma pesquisa da IBM, 82% das empresas que estão no processo de reinvenção, descobrem as necessidades dos clientes a partir da análise de dados. “O segredo nesse processo é saber como manipular e aplicar essas informações a favor das empresas e, dessa forma, gerar um elo de confiança com os consumidores para garantir que eles vão lembrar da sua marca e ser fiéis a ela. ”, comenta Thiago Viola.

O executivo da IBM enfatizou também em sua palestra “A disrupção não é hype: é real” que os consumidores estão sempre à espera de produtos que os surpreendam e, para Thiago Viola, é nesta etapa que a estratégia deve ser alinhada entre as diferentes áreas de uma empresa, em um formato de ecossistema de colaboração e co-criação.  “Independentemente do porte das empresas, sempre há uma maneira de criar experiência e implementar algo que facilite a jornada de consumo do cliente, seja pela otimização de acessibilidade por cloud ou pela disponibilidade de uma inteligência artificial”, finaliza.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, aconteceu a Jornada Digital do Sistema Fiep no Campus da Indústria, em Curitiba. Com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, o evento apresentou soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de segurança e saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.

CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da Jornada Digital do Sistema Fiep.