Só um instante. Estamos impulsionando o site.
← Home

i de indústria

CONHEÇA O
CLÁUDIO

Diretor-presidente de uma das maiores fornecedoras de calcário agrícola no Paraná, ele firmou uma parceria de mais de dez anos com o Sesi para oferecer qualidade de vida a seus colaboradores.

Aos 51 anos, Cláudio Grochowicz tem orgulho de fazer parte da segunda geração de uma família de empreendedores. Desde adolescente, ele esteve presente nos negócios iniciados pelo pai e seus sócios e hoje é diretor-presidente da Terra Rica.

Nos últimos anos, a empresa também vem apostando em novos produtos pra aumentar sua atuação no mercado. “Desde 2012 estamos oferecendo areia e brita ao mercado da construção civil e, para este ano, queremos lançar nosso fertilizante a base de calcário”.

Mas, para crescer, Cláudio logo aprendeu que é preciso investir em pessoas. E, para isso, ele conta com uma grande parceria.

CONHEÇA O
VALDIR

O exame preventivo de câncer de próstata do contramestre de obras apresentou uma alteração. Mas, com o apoio do Cuide-se+, ele teve acesso a todos os exames que precisava

Funcionário da empresa Baseforma, de Marechal Cândido Rondon, Valdir Tem Pass estava há dois anos sem fazer o exame de sangue preventivo contra o câncer de próstata. O motivo era a falta de tempo. “Quando soube que a empresa disponibilizaria um local para os colaboradores fazerem a coleta durante o horário do expediente, achei que era o momento de colocar a saúde em dia”, conta o contramestre de obras.

O local ao qual Valdir se refere é a Unidade Móvel do eixo Câncer, do Programa Cuide-se+ do Sesi no Paraná, que foi solicitada pela Baseforma para realizar o exame em todos os colaboradores acima de 40 anos.

Valdir coletou o exame de sangue dentro da unidade móvel e, em quinze dias, foi chamado pelo seu gestor. O exame tinha dado alterado.

A Prevenção ao Câncer é
um dentre os três eixos
do Programa Cuide-se+

Conheça os outros eixos

CONHEÇA OS EIXOS
DO CUIDE-SE +

O Cuide-se + é um programa do Sesi que busca levar a qualidade de vida para o trabalhador da indústria paranaense por meio da prevenção e da educação. Com isso, o trabalhador vive melhor em casa e no trabalho, tem um melhor rendimento e consequentemente, sua produtividade também poderá aumentar.

A conscientização dos trabalhadores em relação ao diagnóstico precoce e controle da doença aumentam as chances de recuperação do paciente. Por meio de unidades móveis do Programa Cuide-se + em todo o estado, o trabalhador pode fazer exames e receber orientações para a prevenção da doença.

Como reflexo das grandes mudanças que vêm ocorrendo no estilo de vida das pessoas, sobretudo nos hábitos alimentares, verifica-se um crescimento das DCNTs, (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) principalmente das doenças cardiovasculares, obesidade, neoplasias e diabetes tipo II. E por meio do Cuide-se + procuramos reverter esse cenário.

A prática regular de atividades físicas é essencial para a saúde corporal. Além de prevenir doenças crônicas e fortalecer as articulações libera endorfina, hormônio associado ao prazer. Assim, os trabalhadores ficam ainda mais dispostos.

Doença crônica é aquela de longa duração e, geralmente, de progressão lenta. A prevenção ocorre, principalmente, por meio da adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática de atividades físicas, além da realização de consultas e exames clínicos de rotina, permitindo assim uma vida melhor e mais longa.

O Sesi assessora a empresa na elaboração de uma série de iniciativas que atingem todo o corpo funcional, estimulando os trabalhadores saudáveis a manterem-se bem, e oferecendo orientações sobre formas de tratamento e ajuda àqueles que necessitarem.

Um ambiente seguro é essencial para a qualidade de vida dos trabalhadores e melhorar a produtividade na indústria. E por isso o Sesi incentiva a utilização dos equipamentos de segurança e realiza treinamentos para auxiliar as indústrias e seus colaboradores.

A conscientização da prática sexual segura é vital. Muitos trabalhadores não têm real conhecimento dos riscos da não utilização das proteções e acabam também não tendo uma rotina de exames para acompanhar sua saúde. E o Programa Cuide-se + procura mudar esse cenário por meio de ações de sensibilização e mudança de cultura.

Os problemas psicossociais são um dos problemas da atualidade, vivido por muitas pessoas. Por meio do Sesi, buscamos não apenas a prevenção, mas também produzir estratégias para o desenvolvimento de fatores protetivos, conscientizar os trabalhadores e, dessa forma, promover a saúde mental.

PARCERIA
PARA A VIDA

Com o plano de expansão em mente, a TERRA RICA traçou um mapeamento das situações que causavam desconforto para os seus trabalhadores, utilizando a metodologia de planejamento TEVEP e elaborou 51 projetos que buscassem trazer melhorias ao dia a dia de trabalho.

A partir de 2010, implantou um Escritório de Projetos para gerenciar todos os projetos em andamento na empresa, utilizando a metodologia TEVEP. Desde então, a TERRA RICA já implantou 137 projetos e 50 estão em execução.

A parceria de 11 anos com o Sesi, iniciada com ações voltadas à segurança e saúde do trabalho e estendida para atividades relacionadas à qualidade de vida, foi enriquecida com os projetos de melhorias sugeridas pelos próprios colaboradores.

Auxílio a diagnósticos:
mais de 2 milhões
de exames realizados

Programa Cuide-se +
Eixo Álcool e Outras Drogas:
mais de 17 mil
trabalhadores impactados

Cartão Sesi:
mais de 100 mil
consultas realizadas

PROGRAMAS SEGURANÇA
E SAÚDE NO TRABALHO:

MAIS DE
730 MIL PESSOAS

Quer saber que ações foram essas?
É só seguir com a gente.

“O Sesi tem papel fundamental nesta nossa busca
para transformar a Terra Rica na melhor empresa para se trabalhar na região, com um ambiente mais saudável e com maior qualidade de vida

ATENDIMENTO
COM AGILIDADE

Felizmente o encaminhamento para o médico especialista em Cascavel já estava agendado por meio de parcerias do Programa Cuide-se+. “Fiquei surpreso, pois se tivesse feito a consulta via posto de saúde, eu demoraria no mínimo três meses para conseguir um agendamento”, relata Valdir.

Após a nova consulta, o material foi encaminhado para biópsia. O resultado veio em 20 dias com uma película de suspeita. O especialista pediu para Valdir refazer o exame e, com o segundo resultado, veio o alívio do laudo negativo.

“Sou extremamente grato à empresa por facilitar o
nosso acesso tanto aos exames, quanto às consultas.
Eu não teria conseguido nunca realizar todos os
procedimentos num prazo tão curto de tempo e
ainda sem gastar um tostão”.

Em saúde e segurança do trabalho, o Sesi atua junto à TERRA RICA prestando os serviços de PPRA, PCMSO, PGR, exames de saúde ocupacional e cursos de Cipa.

Já em qualidade de vida, o DSEV, realizado em 2013, trouxe um panorama do perfil do trabalhador da empresa que apontou, entre outros dados, que um percentual alto do número de colaboradores estavam acima do peso. Estas informações ajudaram a conscientizar os colaboradores e resultaram em ações efetivas como a redução do sal e refrigerante nas refeições realizadas nos refeitórios da empresa.

Mas a parceria não para por aí. Para 2015, o desenvolvimento do quadro funcional da TERRA RICA ganhará mais um reforço. Daqui a pouco a gente conta mais.

O Sesi oferece uma série de
serviços relacionados a
saúde e segurança
no trabalho.

O Cuide-se + é um programa do Sesi que busca levar a qualidade de vida para o trabalhador da indústria paranaense por meio da prevenção e da educação. Com isso, o trabalhador vive melhor em casa e no trabalho, tem um melhor rendimento e consequentemente, sua produtividade também poderá aumentar.

PPRA
Programa de
Prevenção de Riscos
Ambientais

Antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

PCMAT
Programa de
Condições e Meio
Ambiente de Trabalho

Antecipar os riscos que derivam do processo de execução da obra, determinando as medidas de proteção e prevenção que evitem ações e situações de risco, aplicando técnicas de execução que reduzam ao máximo possível esses riscos de acidentes e doenças.

PPR
Plano de Proteção
Respiratória

Conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas por toda empresa onde for necessário o uso de respirador, para proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.

NR36
Programa de
Gerenciamento
da NR 36

Avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados.

NRs
Normas
Regulamentadoras

São normas que regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. No país, há 36 NRs que orientam a respeito das regras sobre segurança e medicina do trabalho. Saiba mais.

DSEV
Diagnóstico de Saúde
e Estilo de Vida

Ação que fornece, após aplicação de questionário e realização de um circuito de saúde, um relatório com os dados compilados de todos os trabalhadores participantes do diagnóstico, apurado para detectar doenças não transmissíveis.

PCMSO
Programa de Controle
Médico e Saúde
Ocupacional

Programa que orienta as empresas nos procedimentos e condutas a serem adotados em função dos riscos aos quais os empregados se expõem no ambiente de trabalho. Proporciona maior rapidez e menor deslocamento dos trabalhadores através das unidades móveis de atendimento.

A IMPORTÂNCIA
DA PREVENÇÃO

Para a responsável pelo setor de RH da Baseforma, Maria Elaine Staffen, levar a unidade móvel do Programa Cuide-se+ para a empresa faz parte da filosofia de gestão da empresa, que tem trabalhado de todas as formas para melhorar a saúde de seus colaboradores.

“Sabemos que o exame de próstata é um tabu para grande parte dos homens. Ao trazermos a Unidade Móvel do eixo Câncer para próximo a eles, conseguimos incentivá-los e, aos poucos, criar uma cultura de prevenção, tão importante em nossa sociedade”, explica Maria.

Veja quais cidades a
unidade móvel já percorreu.

VIRA
VIDA

O programa Vira Vida foi criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi e apoia meninos e meninas, com idade entre 16 e 21 anos, que sofreram violência sexual. Desde 2012, o programa recebeu mais de 500 matrículas só no Paraná.

MELHORIAS
CONTÍNUAS

Cláudio conta que tem dificuldade em desenvolver algumas atividades internas devido ao baixo nível de qualificação da mão-de-obra. Até para que os colaboradores possam progredir dentro da empresa, a falta de estudo é um empecilho. Isto acaba sendo um gargalo também para o crescimento da TERRA RICA.

“Os cursos ministrados pelo Sesi e Senai por meio
da Educação Continuada,
como os direcionados à
Liderança e Atendimento ao Cliente, já nos dão uma
percepção de melhora na nossa mão-de-obra. Vamos
potencializar isso agora com o EJA”.

VENCENDO
O TABU

Valdir concorda com Elaine sobre a questão do tabu da doença entre homens.  “Quando se deparam com casos como o meu, que poderia ter resultado em algo mais grave, os mais jovens passam a encarar o assunto com mais seriedade. Se depender do meu exemplo, eles farão o exame anualmente quando chegarem na idade necessária para isso. E espero que seja via o Programa Cuide-se+, que facilita a vida de todo mundo”, conclui.

Outra forma do trabalhador
da indústria cuidar da saúde
é usando o Cartão Sesi.

VANTAGENS DO
CARTÃO SESI

Com este cartão o usuário tem acesso a serviços odontológicos e compra de produtos na rede credenciada, com toda a tranquilidade do desconto em folha de pagamento. Benefícios que trazem mais saúde e qualidade de vida para o trabalhador da indústria e seus dependentes.

Confira no gráfico ao lado a evolução dessa facilidade:


FUTURO

Como líder, Cláudio tem um olhar que ultrapassa os muros da empresa. Preocupado com o desenvolvimento da comunidade ao entorno, ele também é parceiro do Sesi subsidiando o projeto Atleta do Futuro, que atende 350 jovens da região.

Outra parceria de destaque é o projeto desenvolvido pelo Sesi em conjunto com o BID que foi direcionado especificamente para o setor de calcário e que colaborou para que a TERRA RICA pudesse refletir sobre as possíveis melhorias no ambiente de trabalho.

 

Cláudio afirma que o Sesi é perito em propor caminhos para as empresas que buscam a melhoria continua.

Acesse nossa galeria de fotos
e saiba mais sobre o programa
Atleta do Futuro.

“São 10 anos de parceria, que engrandecem os dois envolvidos. Que venham mais 10 anos de trabalho em conjunto”, conclui.

E é assim que o Sistema Fiep
dá impulso à qualidade de vida no Paraná.

Gostou? Compartilhe essa história.

Quer ser avisado sempre que uma nova história for
publicada? É só cadastrar seu e-mail.