Só um instante. Estamos impulsionando o site.
← voltar RESULTADOS 2012/2015

i de indústria

CONHEÇA
A BEATRIZ

Ex-aluna do Colégio Sesi, ela teve o impulso do Sistema Fiep e hoje faz faculdade em Vancouver, no Canadá.

Aos 14 anos, Beatriz Ferreira começou a perceber como a sua irmã mais velha estava realizada com os estudos. Não era por menos: a irmã cursava o ensino médio no Colégio Sesi, maior rede particular de colégios do Paraná.

Beatriz decidiu seguir o exemplo da irmã e logo se tornou mais uma aluna do Colégio Sesi em Campo Largo. Além de contar com uma metodologia premiada internacionalmente, o Colégio Sesi ainda oferece a oportunidade de fazer, paralelamente, um curso técnico no Senai.

Na época ela ainda não sabia, mas esse era o começo de uma jornada que iria levar Beatriz a ganhar o mundo em busca dos seus objetivos.

Desde 2012, o Colégio Sesi inaugurou sete de um total de 53 unidades em todo o Paraná.

Quer ver como tem uma perto de você?
Clique e descubra.

CONHEÇA
ANTHONY

Anthony de Lazari Ziobro sempre gostou de saber como as coisas funcionavam. Ainda criança, entre várias “artes”, criou um carrinho com motores tirados de outros brinquedos e também transformou um cortador de grama em secador de cabelos.

Em 2007, com 15 anos, o jovem curioso e determinado participou, por sugestão de um vizinho, de um processo seletivo para menor aprendiz na Bosch. A concorrência assustava: eram 870 candidatos, mas apenas 10 foram chamados. Será que Anthony estava entre eles?

Ele começou como Menor aprendiz e, com o impulso do sistema fiep, hoje supervisiona uma equipe em uma multinacional

Opa,
Sucesso!

Anthony passou no processo seletivo da Bosch e deixou seu trabalho como repositor de supermercado para ingressar na multinacional. Pela manhã, ele aproveitava o conhecimento adquirido na empresa e, à tarde, frequentava o curso de
Aprendizagem Industrial do Senai em Mecânica Geral, na Unidade da CIC.

Anthony logo se destacou na disciplina de Usinagem CNC, uma atividade na qual se usa muito a Matemática e a Física. A facilidade com as ciências exatas, herdadas do avô materno e da mãe, em breve levariam o jovem a ser campeão em uma competição nacional de excelência profissional.

Além dos cursos profissionalizantes do Senai, o Sistema Fiep oferece também diversas soluções em educação continuada por meio do Sesi.

Veja no gráfico a seguir a evolução no
número de matrículas desde 2012.

Educação
para a vida

De 2012 pra cá, já foram mais de 1 milhão de matrículas nos cursos de educação continuada do Sesi.

O Senai abriu as portas do meu futuro. Foi o primeiro passo que dei para minha profissão. Ainda hoje uso o que aprendi lá.”

Anthony de Lazari Ziobro

Metodologia
Inovadora

A identificação de Beatriz com a nova instituição de ensino foi imediata. Ela conta que adorou a flexibilidade do Colégio Sesi e a oportunidade que ele dá aos alunos de fazer a gestão de seus estudos.

“A metodologia de trabalho em equipe e as disciplinas ministradas em forma de oficinas do Colégio Sesi foram excelentes para despertar meu interesse”.

Ficou curioso pra saber o que as oficinas do Colégio Sesi têm de tão especial? Já, já a gente conta.

Desde 2012, o Colégio Sesi e o Senai colecionaram vários prêmios graças à sua metodologia inovadora e à sua qualidade de ensino.

“A metodologia de trabalho em equipe e as disciplinas ministradas em forma de oficinas do Colégio Sesi foram excelentes para despertar meu interesse.”

Beatriz Ferreira

Encontre os pares no jogo abaixo e conheça alguns
dos prêmios que a gente vai guardar na memória.

Parabéns

Agora você conhece alguns dos prêmios
que o Colégio Sesi e o Senai já ganharam.

Conheça alguns dos prêmios
que a gente vai guardar na memória.

Prêmio Ímpar em Ensino de
Capacitação Profissional

Concedido pela RIC Paraná e o Ibope Inteligência para as instituições preferidas pelos consumidores paranaenses em 50 segmentos de mercado.

WorldSkills - Medalha de ouro
em Eletrônica Industrial

Para o aluno do Senai Paraná, Gabriel D’Espíndula.

Prêmio Ozires Silva de
Empreendedorismo Sustentável

Categoria Empreendedorismo Educacional, com o projeto “Os Especialistas”, que divulga áreas de atuação industriais de interesse para os jovens.

7º Prêmio Construindo a
Igualdade de Gênero

Para o Colégio Sesi em Ampére, concedido pelo MEC e pela ONU Mulheres.

Microsoft Showcase School

Reconhecendo o Colégio Sesi Internacional como uma das instituições mais inovadoras do mundo.

RCE Awards 2014

Concedido pela Universidade das Nações Unidas para o Núcleo Senai de Sustentabilidade por trabalho colaborativo para priorizar questões locais de sustentabilidade.

Garoto
de ouro

Em 2012, Anthony participou do processo seletivo para a Olimpíada do Conhecimento e foi medalha de ouro na etapa estadual. Ganhou ainda diploma de excelência na etapa nacional, em São Paulo.

O ano de 2012 marcou a melhor posição do Paraná na competição. O Senai levou duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze.

Navegue pela galeria e relembre os melhores momentos do Senai no Paraná na Olimpíada do Conhecimento.

“Anthony tem tudo para ser bem sucedido em sua carreira. Faz o que gosta, não tem medo dos desafios e é muito determinado”

Marcos Pires,

ex-professor de Anthony
em Usinagem CNC

Por que o Colégio Sesi
é diferente

Nas oficinas do Colégio Sesi, o aluno pode selecionar as disciplinas que mais combinam com os seus interesses. Beatriz não pensou duas vezes: escolheu Ciências, uma vez que já estava frequentando o curso técnico de Biotecnologia no Senai.

Além disso, Beatriz conta que participar do Projeto Junior Achievement, também ofertado pelo Colégio, deu a ela uma visão mais aprofundada do funcionamento de uma empresa.
O tempo passou e as oficinas de Ciências e o curso técnico do Senai levaram Beatriz a escolher a sua futura carreira. Quer saber qual foi? Então siga com a gente.

O curso de Biotecnologia é um dos 35 cursos técnicos oferecidos pelas 45 unidades do Senai no Paraná.

O trabalho em equipe era ainda mais enfatizado
e o fato de lidar com vários tipos de pessoas, aprender a aceitar opiniões
diferentes e se adaptar a diversas situações vai te preparando para o
mercado de trabalho.

Beatriz Ferreira,

sobre as oficinas do Colégio Sesi

Crescimento
contínuo

Desde 2012, o número de matrículas nos cursos técnicos do Senai não para de aumentar. Acompanhe a evolução no gráfico ao lado.

Educação para
jovens Adultos

A atuação do Sistema Fiep na área de educação abrange todos os níveis. A Adriana do Rocio Taiss, que você conhece no vídeo ao lado, é prova disso. Ela foi um dos mais de 11 mil alunos que se matricularam no programa de EJA do Sesi desde 2012.

Ganhando
o Mundo

Assim que finalizou o ensino médio, Beatriz prestou vestibular para Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e entrou na universidade. Lá, começou a pesquisar maneiras de estudar fora do Brasil e encontrou o Ciências Sem Fronteiras, um programa do Governo Federal que busca promover a expansão e internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras.

Graças ao seu histórico escolar, fluência no idioma e cartas de recomendação de professores, Beatriz garantiu a sonhada vaga na University of British Columbia, localizada em Vancouver. Desde agosto de 2014, a ex-aluna do Colégio Sesi, hoje com 20 anos, estuda Engenharia Química e Biológica no Canadá.

Mas Beatriz não vai parar por aí. A seguir, ela conta seus planos para quando voltar.

Fluência em inglês é com a galera do Colégio Sesi Internacional, que oferece a mesma metodologia das unidades regulares, com ensino bilíngue.

A primeira unidade, em Curitiba, começou em 2014 com quatro turmas de 25 alunos. Em 2015, foi inaugurada a segunda unidade, em Ponta Grossa.

“O fato de no Colégio Sesi o professor ser o mediador,
estimulando que nós mesmos buscássemos o conhecimento
e
desenvolvêssemos nosso lado autodidata, está sendo importantíssimo na
minha vida acadêmica”.

Beatriz Ferreira

Liderança com impulso
do Sistema Fiep

Apesar de ter apenas 23 anos, Anthony já lidera uma equipe de jovens aprendizes, com idades entre 16 e 22 anos. “Sou bastante respeitado por eles. O fato de ter praticamente a mesma idade não interfere em nada”, afirma.

O gestor de Anthony, Fábio Silveira, garante que o rapaz é um exemplo para os demais.

Fábio acrescenta ainda que não é só o conhecimento técnico que destaca Anthony, mas também o comportamento, as atitudes e os valores que ele tem.

“A empresa identificou o potencial de anthony e ele correspondeu às atribuições que lhe foram dadas, atendendo completamente aos requisitos propostos”

Fabio Silveira, gestor de Anthony

Planos para
o futuro

Assim que voltar ao Brasil, Beatriz quer terminar a graduação e simultaneamente buscar um estágio em uma indústria, de preferência no ramo de alimentos ou cosméticos. “E, na sequência, cursar uma pós-graduação, depois um mestrado e, quem sabe, um outro intercâmbio”.

Quando for procurar estágio na indústria, a Beatriz poderá contar com o IEL.

contratações intermediadas
através do iel

Desde 2012, o IEL intermediou a contratação de
mais de 30 mil estagiários para a indústria.

Lembranças do
Colégio Sesi?

Muitas! Dos bons professores, dos amigos e, em especial, das conquistas proporcionadas pelo Colégio Sesi. Ele me deu bagagem para a vida”, conclui Beatriz.

E é assim que o Sistema Fiep
dá impulso à educação no Paraná

Gostou? Compartilhe essa história.

Quer ser avisado sempre que uma nova história for
publicada? É só cadastrar seu e-mail.