Conceituação e contextualização dos Direitos Humanos e Cidadania no Brasil


Compreender a evolução histórica dos Direitos humanos; analisar os principais documentos internacionais e brasileiros que tratam da efetivação de tais direitos. Analisar como a efetividade dos direitos humanos contribui para a realização da cidadania.

 

Objetivos do curso

Os temas mais frequentes na mídia atual versam sobre massacres étnicos, discriminação de grupos sociais de virtude de gênero (machismo), de orientação sexual (homofobia), de cor (racismo). Veem-se também governantes preocupados com a crise hídrica, que se intensifica juntamente com outras questões ambientais. Assuntos relacionados ao direito à infância (redução da maioridade penal, por exemplo), à velhice digna e ao consumidor também são temas de destaque, além da questão da brutalidade policial e criminalização dos movimentos e manifestações sociais.
Neste curso iremos compreender a evolução histórica dos direitos humanos, analisar os principais documentos internacionais e brasileiros que tratam da efetivação de tais direitos e analisar como a efetividade dos direitos humanos contribui para a realização da cidadania.

Conteúdo programático

• Evolução histórica dos direitos humanos.
• Linha histórica da evolução dos direitos humanos.
• Direitos humanos no mundo: documentos importantes.
• Os Direitos humanos no Brasil: pela efetividade da cidadania

Carga horária 

4h 


*O Sistema Fiep reserva-se o direito de cancelar as turmas caso não haja número mínimo de inscritos ou em caso de força maior.
**Pré-matrícula e/ou matrícula sujeita a análise de crédito, no ato da sua efetivação.
***Os cursos possuem cargas horárias diferenciadas nos momentos presenciais e a distância, conforme opção escolhida.
O Sistema Fiep oferece diversas soluções em educação, do ensino infantil à formação executiva. Conheça todas as opções.