A constituição teórica, histórica e política do campo de estudo da didática


Compreender o lugar da didática na formação do professor

Objetivos do curso
O estudo da Didática, suas concepções e tendências é relevante não só para a prática do professor, mas principalmente para alcançar o fim de todo e qualquer pensar sobre a educação, a aprendizagem do aluno. Para tanto, é necessário que se conheça o caminho histórico que essa disciplina percorreu e como podemos garantir a apropriação dos conteúdos por parte dos docentes de forma a garantir sua aplicabilidade e eficiência em sala de aula. Assim, tomaremos como ponto de partida a evolução histórica da didática, na busca de trazer à tona seu verdadeiro papel, que é a articulação da teoria com a prática em busca de um aprendizado de excelência.
Neste curso iremos compreender o lugar da didática na formação do professor.

Conteúdo programático
• O percurso histórico da didática.
• 1972 – pós-1964: a educação passa a ser vista como prioridade, como fator de desenvolvimento e investimento individual e social.
• 1982 – Abertura pós-Ditadura: necessidade em formar educadores críticos.
• 1985 a 1988: Dimensão política do ato pedagógico.
• 1989 a 1993: Organização do trabalho na escola.
• 1994 a 2000: Produção e sistematização coletivas de conhecimento.
• Novas propostas para o processo de avaliação por desempenho

Carga horária
4h

 

 


*O Sistema Fiep reserva-se o direito de cancelar as turmas caso não haja número mínimo de inscritos ou em caso de força maior.
**Pré-matrícula e/ou matrícula sujeita a análise de crédito, no ato da sua efetivação.
***Os cursos possuem cargas horárias diferenciadas nos momentos presenciais e a distância, conforme opção escolhida.
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