Por que fazer um Curso Técnico?
Você aprende na prática
Aulas teóricas e práticas para simular a realidade das indústrias.
Valorização das empresas
Quem é formado pelo Senai é mais valorizado pelas empresas.
Diploma em até 2 anos
Em até 2 anos você pode concluir o curso e conquistar um diploma técnico.
Formação com o padrão Senai
Qualidade de uma das melhores instituições de educação profissional do mundo.
Conheça nossa  POLÍTICA DE DESCONTOS
1
Escolha o curso de preferência

São diversas opções em várias áreas da indústria. Confira as informações sobre o curso e escolha o de sua preferência.
2
Separe seus documentos

Antes de ir até a unidade, separe todos os documentos necessários para fazer a sua matrícula; assim é mais rápido garantir a sua vaga.
3
Vá até a unidade Senai

Para garantir sua vaga, dirija-se à unidade do Senai no Paraná que oferece o curso de seu interesse.
4
Faça sua matrícula

Depois de entregar todos os seus documentos, é só confirmar sua matrícula e aguardar o início das aulas.
Perguntas frequentes
As mensalidades dos cursos técnicos semipresenciais do Senai no Paraná podem ser pagas por meio de boleto bancário, cartão de crédito ou débito.
A data do pagamento da mensalidade é negociada no ato da matrícula, diretamente na unidade polo em que realizará o curso.

Sim. Receberá o diploma de habilitação técnica do Senai no Paraná o aluno que concluir todas as disciplinas do curso, atingindo a nota mínima de 7 em cada uma delas, além de ter 75% de frequência.

Sim. Trabalhadores da indústria têm descontos nas mensalidades dos cursos do Senai. Consulte a política de descontos do Sistema Fiep unidade polo de seu interesse e saiba mais.

Antes de optar por um curso técnico, é importante seguir alguns passos.Com tantas opções de cursos, nem sempre é fácil escolher qual caminho seguir. Faça uma lista das atividades de que gosta, assim como de seus pontos fortes e de suas fraquezas. Tenha claras suas preferências. O próximo passo é conhecer os cursos existentes. Pesquisar os cursos técnicos disponíveis é outra etapa relevante. Sabendo quantos e quais existem nas áreas que interessam, é possível escolher aquele com o qual você se identifica mais.

Antes de se decidir, não esqueça de analisar o mercado de trabalho na área com a qual você se identifica. Não adianta nada optar por um curso para o qual não há mercado. O estudante deve compreender a realidade que o cerca e aprender a ampliar sua capacidade de desenvolver as competências que o levarão ao sucesso profissional e à realização pessoal.

Os cursos técnicos semipresenciais do Senai capacitam o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades da indústria. O aluno realiza:

- 80% do curso a distância, com aulas pela internet;

- 20% do curso com aulas em sala de aula, em uma das unidades polo.

Assim como os cursos presenciais, os semipresenciais são desenvolvidos de acordo com a Metodologia Senai de Educação Profissional. Ao término do curso, o aluno sai com formação técnica no padrão de qualidade Senai.

A diferença está em como o aluno estuda. Como as aulas dos cursos técnicos semipresenciais do Senai no Paraná são 80% a distância, o aluno é responsável por acessar os conteúdos das aulas na internet e realizar as atividades propostas.

Ao final do curso, tanto no presencial quanto no semipresencial, a formação recebida no Senai capacita tecnicamente o aluno para atuar no mercado de trabalho.

As aulas a distância acontecem por meio da internet. O aluno receberá um login e uma senha para acesso a todas as aulas on-line, com os conteúdos e as atividades que deverá desenvolver ao longo do curso. Além disso, poderá interagir com professores-tutores para receber orientação e esclarecer dúvidas.

O tempo de estudo é definido pelo próprio aluno, que deverá completar as atividades propostas em cada disciplina. Os conteúdos podem ser acessados de qualquer computador conectado à internet, a qualquer momento do dia.

As aulas presenciais acontecem a cada 15 dias, aos sábados, das 9h às 18h, na unidade polo em que a matrícula for realizada. Exceto em Toledo, onde as aulas presenciais serão realizadas às quintas-feiras, semanalmente, com carga horária de 4 horas, de acordo com a programação da unidade.

Clique aqui e selecione sua cidade para saber que cursos são oferecidos.

Compareça à unidade de seu interesse durante o período de matrículas com os documentos abaixo.

1 foto 3x4 recente
Comprovante de residência atualizado
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e fotocópia)
Cédula de Identidade (original e fotocópia)
CPF (original e fotocópia)
Título de Eleitor (original e fotocópia)
Comprovante de quitação eleitoral (original e fotocópia)
Documento Militar ? (sexo masculino) para maiores de 18 e menores de 45 anos (original e fotocópia)
Comprovante de matrícula no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos correspondente ao Ensino Médio ou Histórico Escolar de Conclusão destes (uma via original e uma fotocópia)
CURSOS TÉCNICOS SEMIPRESENCIAIS | 2º SEMESTRE 2018

CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS | 1º SEMESTRE 2019